Resenha filme a origem (inception)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM (INCEPTION)



Bruna Bertolo



“A Origem”, título original “Inception”, filme americano de ficção científica lançado em 2010, escrito, dirigido e produzido pelo britânico Christopher Nolan, tem como protagonista do longa metragem Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão um tanto diferenciado dos comuns, sendo ele especializado em extrair informações do inconsciente de seus alvosdurante os sonhos. Cobb e Arthur, seu parceiro, entram na mente do empresário japônes Saito para uma extração, porém falham por causa da projeção de Cobb, Mal, sua falecida esposa que suicidou-se, que sabota a operação. Mas Saito diz que aquilo fora apenas um teste, que ele queria ver se ambos eram bons. Saito faz uma proposta para Cobb, uma missão de inserção em troca, ele livraria o extrator deacusações de assassinato que existiam contra o mesmo, assim, conseguiria voltar para os EUA. A missão é fazer Robert Fischer, destruir a empresa do pai. Dom começa a reunir sua equipe. Ele recruta Eames, um falsificador que consegue mudar de forma nos sonhos, Ariadne, como a Arquiteta, aquela que faria os cenários do sonho e Yusuf, um químico que formula sedativos poderosos.

Os cinco juntocom Saito entram na mente de Fischer enquanto estavam todos em um avião para Los Angeles. No primeiro nível do sonho ocorre um imprevisto, e Saito é ferido gravemente, porém, se este morrer no sonho, não acordará e sim irá para o Limbo, um espaço de sonho não construído. Todos decidem prosseguir a missão e vão para o segundo nível, um hotel. Lá eles convencem Fischer de que o padrinho, PeterBrowning, estava escondendo algo dele, assim, conseguem simular para Fischer que ele estará entrando na mente do padrinho, mas na verdade apenas estará entrando mais fundo da própria. Partem agora para o terceiro nível, onde seria inserida a ideia, uma fortaleza gelada. Quando estavam muito perto de concluírem a operação, Mal, a projeção de Cobb, aprece novamente e mata Fischer, enviando-o para o Limbo.Dom consegue atirar nela, e ele e Ariadne partem para o Limbo para resgatar Fischer e Saito que não havia aguentado o ferimento e morrido. No Limbo, Mal tenta convencer Cobb a ficar, pois aquela era a realidade, então Dom revela que ela só achava isso porque ele tinha implantado essa ideia nela. Mal tenta ataca-lo, mas Ariadne atira nela e assim volta com Fischer para o terceiro nível. Lá,Robert, encontra o que o faria ter exatamente a ideia que a equipe queria implantar. Ainda no Limbo, Cobb vai atrás de Saito para resgatá-lo, ele o encontra, logo em seguida estão todos no avião e Saito cumpre a parte dele do acordo e Dom entra nos Estados Unidos. Ele vai até sua antiga casa, lá, ele roda o seu totem, o pião de Mal, que servia para identificar se aquilo era um sonho ou não, entretanto,distraído pela chegada dos filhos, o filme termina, sem uma resolução concreta e deixando aberto para a interpretação própria dos espectadores.

A Origem é um filme extremamente complexo e minucioso, que requer de quem o assiste, muita atenção. Ele exige que você fique atento a detalhe que serão utilizados para o melhor entendimento do filme e para que não se fique perdido nas partes maiscomplicadas. Tais detalhes, que parecem ser pequenos, são peças chaves do filme. Por exemplo, o giro do pião. Ele é o totem de Cobb, o que ele utiliza para saber se está em um sonho ou não. Se o pião para de rodar, quer dizer que ele está no mundo real, se não para, ele ainda está em sonho. Porém no final, um tanto paradoxo, é exatamente o que confunde, e mantém a duvida. Outra questão é a passagemde tempo nos sonhos. Em relação a realidade, cada camada o tempo passa mais depressa. Segundo VILLAÇA:

A Origem não busca simplificar sua narrativa para o espectador, já que, além de envolver, como já citado, níveis diferentes de sonhos-dentro-de-sonhos (algo que fica claro na sequencia que abre o filme), logo descobrimos que o tempo tem duração diferente dependendo da...
tracking img