Resenha filme - eron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º - Falhas de controle interno na empresa

Uma das principais falhas no controle interno da empresa era falta de ética das pessoas que estavam no esquema. Os majoritários excluíram os minoritários das tomadas de decisões por serem gananciosos e pensarem sempre nos seus lucros. O controle interno da empresa era totalmente manipulado como tudo dentro da empresa era tudo “maquiagem” tinha todo oesquema envolvendo bancos, empresa de auditoria tudo para enganar, mostrando que a Enron era uma empresa forte e infalível quando na verdade tinha muitos prejuízos.O orgulho e ganância de diretores fizeram com que uma empresa considerada um novo modelo empresarial ultrapassa-se normas sem se importar a quem poderia prejudicar. Com a quebra da Enron, somente os autos executivos saíram “ganhando”,pois se valendo das informações que tinham como diretores se desfizeram de suas ações antes que a empresa viesse a quebrar definitivamente. Administração adotava uma posição duvidosa e arriscada perante aos registros contábeis e fiscais sempre visando o lucro e remuneração de capital, para isso se adotavam de medidas antiéticas como blecautes intencionais na Califórnia em benefício próprio além dedisseminarem essa visão de concorrência e lucro a qualquer preço para seus funcionários e colaboradores, principalmente os traders que eram quem efetuavam os investimentos e fechavam contratos milionários, e que na reta final da Enron era quem a administravam. Isso gerou falta de confiabilidade nos relatórios financeiros e contábeis preparados pela gerência e administração uma vez que osregistros já não eram confiáveis e a administração não tinha ceticismo ao avaliar os relatórios pois a situação financeira “favorável” era cômoda para ela.

2º - Falhas na auditoria externa

A auditoria externa também era manipulada para “maquiar” a empresa a auditoria toda era uma farsa usada para burla o estado e todos os investidores da Enron. A empresa responsável pela auditoria era de um dosprincipais executivos da Enron Arthur Andersen o que contribuiu para o encobrimento da farsa. O que impressiona é que nem se perguntava como a empresa em meio de uma crise conseguia esses lucros exorbitantes. O grupo de auditoria responsável por fiscalizar a contabilidade não encontrou erros, por motivos que ainda não se tornaram muito claros. Quando as contas tiveram de ser refeitas, havia um buraconegro nos lucros que deflagrou diversas cláusulas de pagamento nos contratos de empréstimo da empresa. O negócio todo implodiu. Há diversas outras características perturbadoras na história.

Isso é uma destruição de documentos que aconteceu quando os auditores perceberam claramente que a empresa estava com problemas. Qualquer que seja a justificativa legal para isso, a atitude parece terrível.Ouvi Falta de independência com a auditoria externa A empresa de auditoria externa Arthur Andersen responsável pela auditoria das demonstrações financeiras e controles internos perdeu a relação de independência com a empresa auditada no momento em que obtiveram conhecimento das fraudes praticadas pela mesma e não relataram para os órgãos reguladores competentes, além de continuarem recebendo seushonorários pelos serviços de auditoria prestados e assinarem e concluírem pela razoabilidade das demonstrações financeiras apresentadas e sistema de controles internos. A parcialidade dos auditores externos quando da sua opinião sobre as demonstrações financeiras e sistemas de controles internos induz aos investidores e analistas das demonstrações financeiras a julgar e considerar como fidedigno osnúmeros ali expostos, isso pode induzir a investimentos em uma companhia em que não está muito bem estruturada e fraudulenta, como no caso da Enron. Por isso é fundamental o papel da auditoria externa, se certificar de que os números apresentados pela empresa auditada são bons e assim contribuir para um melhor desempenho do mercado financeiro.

3º - Soluções para o caso

Para as falhas no...
tracking img