Planejamento de marketing - skol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Ambiente Econômico
1.1 Cenário nacional de bebidas
O mercado brasileiro de bebidas movimenta milhões de reais anualmente. Pode-se dividir este mercado em alcoólicos e não alcoólicos, sendo os primeiros representados por aguardentes, vinhos, destilados e cervejas, e os últimos por água mineral, leite, refrigerantes, sucos, chá e café. Em um cenário tão competitivo como o das bebidasalcoólicas, a preferência nacional de consumo é pela cerveja. Segundo levantamento realizado em 2007 pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), a cerveja ou chopp é a bebida mais consumida quando se comparam bebidas pelo número de doses consumidas anualmente. De todas as doses consumidas por brasileiros adultos, de ambos os gêneros, de qualquer idade e região do país, cerca de 61% são de cerveja ou chopp,25% vinho, 12% destilados e 2% bebidas ice. Entre os destilados, a cachaça (ou pinga) é a bebida mais consumida, seguida por uísque e rum.
1.2 O mercado de cerveja no Brasil
A produção de cerveja no Brasil alcançou, em 2010, a marca de 12,6 bilhões de litros, um crescimento de 18% em relação a 2009 (Sidicerv – Sindicato Nacional de Cerveja), mais que o dobro do PIB (Produto Interno Bruto, quecresceu 7,5% em 2010). Com esse resultado expressivo, em um só ano, o Brasil deixou para trás gigantes da indústria cervejeira como Rússia e Alemanha, tornando-se o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, atrás de China e Estados Unidos. Segundo o presidente da Sindcerv Gilmar Viana, esse resultado deve-se a três fatores: crescimento de renda e despolarização do desenvolvimento econômico (ocrescimento da indústria do turismo no nordeste e progresso das fronteiras agrícolas no centro-oeste e norte), estabilidade de preços (estabilidade de câmbio e consequente baixa pressão nos custos de produção e importação, aumento da competitividade e retomada do desenvolvimento econômico) e clima favorável ao consumo de cerveja, além do aumento de renda disponível para consumo (mudanças estruturaisde renda e emprego).
1.3 Marcas mais consumidas
Segundo dados da pesquisa AC/Nielsen de novembro de 2009, o market share das marcas presentes no mercado nacional de cerveja está divido da seguinte forma:
* Skol – 32,7%
* Brahma – 18,5%
* Antarctica – 12,3%
* Kaiser – 4%
* Bavária – 2,2%
* Sol – 0,5%
Ranking por fabricante:
* Ambev – 70%
* Schincariol – 11,6%* Petrópolis – 9,6%
* Femsa – 7,2%
* Outras – 1,6%

3 Ambiente sócio cultural
4 Ambiente competitivo
4.1 Público consumidor das principais concorrentes de mercado

4.1.1 BRAHMA
A Brahma também é fabricada no Brasil pela Ambev. Internacionalmente conhecida como uma cerveja de exímia qualidade possui paladar clássico, de baixa fermentação, sabor encorpado e aroma neutro. Detentorada expressão “A número 1” e, atualmente, “brahmeiros”, a marca é uma das mais populares no mercado nacional. De acordo com a consultoria britânica Interbrand, a cerveja ocupa a posição número 7 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.
A opção de ter, atrelado a sua imagem, Zeca Pagodinho como garoto propaganda não é por acaso: ele se enquadra no perfil consumidor da cerveja Brahma, compostopor homens com idades entre 25 e 45 anos, que ostentam o perfil “cervejeiro”, dos boêmios. Criam relações fiéis com a sua cerveja favorita e, dificilmente, trocam por outra.
Fonte: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com

4.1.2 ANTARCTICA
Lançada em 1885 pela Cia Antarctica Paulista, a cerveja Antarctica pertence hoje ao hall de marcas fabricadas pela global Ambev. Segue o estilo clássico dacerveja pilsen: baixa fermentação, aroma, sabor e amargor suaves. Desde 2003 a cerveja mantém a expressão BOA (Bebedores Oficiais de Antarctica) da irreverente campanha que consolidou sua posição no mercado brasileiro, mantendo-se como símbolo maior da marca.
Em seu atual posicionamento, a Antarctica define-se como “a cerveja da diretoria”. Diretoria é um jargão popular que descreve, segundo...
tracking img