Resenha familia e funcionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Márcia Regina de Assis da Silva Luz
Curso: Piscicologia Educacional
Resenha: FAMÍLIAS FUNCIONAMENTOS & TRATAMENTOS

A família representa um grupo social primário que influencia e éinfluenciado por outras pessoas e instituições. O autor define estrutura familiar como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a maneira pela qual os membros da família interagem,formando o que chamamos de padrão transacional.
A família é o lugar do reconhecimento da diferença, do aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das primeiras trocas afetivo-emocionais, daconstrução da identidade. É a matriz: na família nascemos, na família morremos!
A partir desta definição, a família pode ser considerada como um sistema.
O sistema mantém a si mesmo; oferece resistência àmudança e mantém os padrões preferidos, mas a estrutura familiar deve ser capaz de se adaptar quando as circunstâncias mudam.
A função das fronteiras é de proteger a diferenciação do sistema, e a suanitidez dentro de uma família é um instrumento útil para avaliar o funcionamento do sistema.
Assim, no interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pelageração, sexo, interesse e/ ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A família como unidade social, enfrenta umasérie de tarefas de desenvolvimento, diferindo a nível dos parâmetros culturais, mas possuindo as mesmas raízes universais (MINUCHIN,1990).
Minuchin nos apresenta o conceito de fronteiras como sendo asregras que definem quem participa e como participa de um subsistema. Elas podem ser nítida, difusa, rígida, coalisão, associação.
Afamília contém subsistemas e é contida por diversos outrossistemas, ou
supra-sistemas, todos eles ligados de forma hierarquicamente organizada,possuindo limites ou fronteiras que a distingue do seu meio.
Numa família podemos distinguir claramente quatro...
tracking img