Resenha escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentário do filme “Escritores da liberdade”

O filme “escritores da liberdade” é um filme que mostra os dois lados do sistema educacional, o lado positivo e o negativo. O filme frisa mais o ladono qual a realidade negativa do sistema com cenas bem forte, onde mostra grandes falhas deste sistema com os alunos e com os professores.
Um dos personagens principais do filme é uma jovem professoraque está se ingressado em sua primeira escola para lecionar e no primeiro contato logo percebe que a escola faz distinção de alunos, separando-os por classes econômicas, sociais, raciais e culturais.Até mesmo os alunos têm pré-conceito raciais.
Ao perceber que existiam vários conflitos na turma na qual estava lecionando a professora tenta mudar sua didática tendo a primeira vez fracassado, mascom a segunda tentativa consegue chamar a atenção dos alunos. A nova professora ao pedir ajuda a escola para que pudessem ceder alguns materiais da escola, como esta não lhe foi concedida, ela tentaconseguir os materiais com o seu próprio dinheiro. Ela passa por cima de sua família, mas ganha uma grande família na escola, seus alunos.
Os alunos começam, aos poucos a ganhar confiança em si mesmose nos outros. A influencia da nova professora não foi ativa somente na escola, mas vida pessoal de cada um, suas decisões agora era tomada com mais consciência do que é certo, independente dasconseqüências que poderiam sofrer. Eles fizeram um processo de reintegração na sociedade, convivendo e aceitando o diferente.
Os alunos tiveram uma mudança radical, cada um desafiou sua própriasubjetividade, mostrando para si mesmo que são capazes. Uma dos aspectos interessante das atitudes tomada pela professora para os alunos foi de não iludir os alunos com falsas promessas, mas sim falava coisas queeram possíveis a acontecer diante da realidade de cada um. Ela na verdade não quis enganar a nenhum dos alunos, isso facilitou a relação com eles, pois eles viam nela um sonho que seria possível...
tracking img