Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso – Pluribiz.

A Pluribiz é uma grande empresa de capital europeu que atua em dois seguimentos de mercado: alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza. Sua sede fica na cidadede São Paulo. No Brasil, com negócios desde o início do século XX, tem a maior participação no mercado de higiene e limpeza. No entanto, está um terceiro lugar no mercado de alimentos. Seus principaisconcorrentes, uma empresa também européia e outra americana; são poderosos. Outros concorrentes importantes são empresas do Brasil. A principal delas é a Saudável, que tem fábricas e sede na regiãosul.
A Pluritz está organizada, em três unidades de negócios: alimentos, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal . As funções de marketing, finanças e recursos humanos são centralizadas.Estrutura de Vendas da Pluribiz
As gerências de vendas da Pluribiz têm vendedores que ficam sediados nas diferentes regiões do país. Como acontece em outras empresas semelhantes, os mesmos clientessão atendidos por diferentes vendedores da mesma empresa. Por exemplo uma rede de supermercados, na região Norte, é atendida por vendedores de alimentos, produtos de higiene, produtos de limpeza. Omesmo acontece em todas as outras regiões do país.

Essa situação causa estranheza aos clientes há muito tempo. Os clientes dizem que gostariam de ser atendidos por um único vendedor, quetrabalhassem com todos os produtos. Em reuniões de alto nível, os donos e diretores das empresas compradoras têm reclamado aos executivos da Pluribiz que seria melhor uma solução mais eficiente.

Os executivosda Pluribz argumentam para os clientes que os produtos são muito diferentes uns dos outros. É preciso conhecê-lo bem e isso requer vendedores especializados. Se houvesse solução melhor, elesadotariam. A estrutura, eles dizem aos clientes, é uma forma de prestar bons serviços.

Em reuniões internas, os executivos da Pluribz concordam com os clientes. A estrutura atual custa muito caro para a...
tracking img