Paisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FADIRE- Faculdade de Desenvolvimento Integração Regional

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

DIEGO RAIMUNDO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

VERTENTES
2013

DIEGO RAIMUNDO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
.


Trabalho apresentado ao
Professor Orientador: JoséCleidson Bezerra Xavier, da
Disciplina Metodologia Do
Trabalho Científico como requisito
para obtenção da nota final da
disciplina referente ao curso de
Letras.

VERTENTES
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................04
REFERENCIAL TEÓRICO.........................................05OBJETIVOS................................................................07
METODOLOGIA.........................................................08
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................09
CRONOGRAMA.........................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................11

INTRODUÇÃO
O ensino e a prática da leitura são de suma importância para a formação pessoal e intelectual do ser, poisquando começamos a ler é como se estivéssemos descobrindo um novo mundo através dos livros e isso acontece, porque estes nos permitem viajarmos por um mundo mágico e cheio de encanto. Por isso que precisamos a cada dia nos aprimorar mais sobre este assunto tão importante que é a observação e valorização da leitura de nossas crianças em seus primeiros passos de sua vida escolar.


REFERENCIALTEÓRICO
Motivar a criança para a leitura é preciso e deve-se fazer com muito carinho, pois a criança um dos maiores prazeres é ser aceita e reconhecida, ser elogiada pelos pais e querida pelos professores querendo ou não, para a aprendizagem e aquisição do conhecimento a criança depende do amor, interesse e dedicação do professor. A intervenção deste é necessária para que na instituição deeducação infantil, as crianças possam, em situações de interação social ou sozinha ampliar suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da expressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, da reflexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos e brinquedos, para isso o professor deve conhecer econsiderar as singularidade das crianças de diferentes idades, assim como a diversidade de hábitos, costumes, valores, crenças, etnias, das crianças com as quais trabalha respeitando suas diferenças e ampliando suas ações de socialização, nesse aspecto o professor é o mediador entre a criança e os objetos de conhecimento organizando e proporcionando espaço em situações de aprendizagem que articulem osrecursos e capacidade afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto no parceiro mais experiente, por excelência cuja função é proporcionar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório.Isso que acaba-se de afirmar retrata muito bem o que escreveu Maria Helena Martins (2003, p.12), em seu livro intitulado. O que é leitura, a mesma afirma: “Os estudos da linguagem vem revelando cada vez com maior ênfase, que aprendemos a ler, embora às vezes com disposição própria, mas sempre precisamos de orientação”.
Ainda em relação ao hábito da leitura que devemos desenvolver desde cedo emnossas crianças vale a pena frisar e escrever o que comentou Maria Helena Martins (2003, p.25): “A leitura seria a ponte para o processo educacional eficiente, proporcionando a formação integral do individuo”.
A leitura vai além do que está escrito no papel ou em qualquer outro veículo de comunicação, ela não é mais considerada mera decifração de sinais, letras e palavras. Na educação...
tracking img