Resenha documentario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista- UNIP


Resumo: Filme (arquivo pessoal)

The Corporation
(Canadá, 2003, documentário de Jennifer Abbot, Mark Achbar e Joel Bakan)

The Corporationaos meus olhos lembra um filme de terror, pois é assustador. Abarrotado daqueles casos como lavagem cerebral, conspiração e canalhice do governo. Isto contado em documentário,com analise esperta de pessoas espertas, com o brando manar da informação chegando e o enigma em perceber que tudo aquilo, de fato, se trata de algo que pode estar ocorrendo comvocê. A parte mais aterrorizante é que se trata de uma narrativa legitima. Em uma grande empresa, nenhum de seus sócios quer ser responsabilizado junto ao negocio realizado. Atransação toma uma vida própria, ela se torna uma pessoa jurídica.
No século XVIII, quando os Estados Unidos assinaram uma lei que liberava os escravos, alguns advogadosdesonestos tiveram a ideia de justapor essa lei ás corporações. Assim, uma corporação é, legalmente, uma pessoa.
O filme então analisa que tipo de individuo as grandes corporaçõesseriam, especialmente as corporações que aos poucos dominam o mundo. Um dos pontos altos do filme se encontra quando a “pessoa” jurídica é submetida a uma analise psicológica. E édiagnosticada como um psicopata. Inescrupulosas, cruéis e acima de tudo imorais.
O documentário cobre grande parte do que há de errado no mundo das grandes empresas, chamandoexemplos históricos e surpreendentes, como o envolvimento da IBM com o holocausto, a relação da Coca- Cola com o partido nazista, a tentativa de calar jornalistas num escândalo deantibióticos usados em vacas. Se alguém não quer ficar extremamente incomodado, digo, não assistam a esse filme, pois ele dá um tremendo mal estar e uma pontada de dor de cabeça.
tracking img