Resenha dobb e sweezy

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Resenha



A partir da leitura e da análise das obras: A evolução do capitalismo de Maurice Dobb, e A transição do feudalismo para o capitalismo nos artigos de Debate entre Paul Sweezy eMaurice Dobb, apresentarei os argumentos de ambos os autores sobre o declínio do feudalismo e logo após me posicionarei sobre o assunto.

Para Dobb, o declínio do feudalismo ocorreu devido afatores endógenos, que são eles: aumento da população, falta de alimentos, aumento da exploração X baixo nível técnico, subenfeudação, vida extravagante dos nobres, insegurança, e revoltas/guerras. Sendoassim, para ele o feudalismo era um sistema instável. Dobb restringiu sua análise ao feudalismo na Europa Ocidental, e para ele o modo-de-produção era baseado nas relações sociais.

PaulSweezy contruiu seus argumentos em cima dos argumentos de Pirenne que defendeu que o declínio do feudalismo ocorreu através de fatores endógenos, ou seja, ocorreu através do aumento e desenvolvimento docomercio e das grandes cidades. Pirenne sustentou que nas grandes cidades já havia o modo-de-produção capitalista, fato que foi duramente criticado por Dobb. Sweezy defendeu que o feudalismo era umsistema estático, e que o sistema de produção feudal era baseado no sistema de trocas comercias. Paul chamou o movimento de aumento e desenvolvimento do comércio nas grandes cidades de produçãopré-capitalista de mercadorias.

Primeiramente sou totalmente contra a afirmação de Pirenne de que já havia uma produção capitalista nas grandes cidades, visto que ainda não tinha ocorrido a totalseparação dos servos com os meios-de-produção, e por o comércio ser basicamente artesanal os servos ainda vendiam o fruto do seu trabalho e não o seu trabalho. Acredito assim que essa produção comercialque ocorreu nesse período nas grandes cidades, pode ser denominada “produção pré-capitalista de mercadorias” que foi um termo criado por Sweezy, assim, afirmo que minha teoria sobre o processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dobb e Sweezy
  • Comparação econômica entre dobb e sweezy
  • Teoria dobb e sweezy
  • resenha Sweezy
  • TRANSIÇÃO FEUDALISMO/CAPITALISMO SEGUNDO DOBB SWEEZY E PIRENNE
  • Debate Marx Dobb Sweezy Hobsbawm Historia Moderna 1 Bimestre
  • dobb
  • Dobb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!