Resenha do texto “o conceito de região e sua discussão”, de paulo cesar da costa gomes .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do texto “O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO”, de Paulo Cesar da Costa Gomes .

No atual texto o autor afirma que nos tempos do Império Romano era a denominação do conceito de regiãoutilizada para designar áreas, ainda que estivessem ou não, subordinadas ao Império e que alguns filósofos interpretam esse conceito como a necessidade de centralização do poder e a extenção dele sobreuma grande diversidade de cultura e a sociedade submetida a ordem homogênia de Roma.
Com o fim do Imério Romano , a igreja reforçou a divisão local e seguiu com o processo de separar-se em váriasdivisões de áreas que ajudou a fortalecer o poder Feudal. O autor destaca que neste caso existe uma expressão da concentração de poder.
O autor também coloca que ainda existe uma centralização, porémestá ligada a um conceito de região na Antiguidade Clássica, que tem relação entre centralização, diversidade física, cultural, política e econômica.
Através de Corrêa foi gerada uma discussãohistórica para entender que existem três grandes debates que contribuem para as discussõs geográficas onde uma delas é dada pelo determinismo ambiental que combina elementos da natureza, mas não se refereao processo de desenvolvimento econômico e social. A segunda trata de região-paisagem, como resultado do processo de transformação da paisagem natural e cultural. E a terceira que se refere ao recortedos tipos de região em homogênias e funcionais.
O autor também se refere que a globalização, discrimina a divisão articulada, acelerado apartir do pós-guerra, que determinou mudanças na organizaçãoespacial.
Podemos afirmar que o contexto atual mostra um desses momentos dentre os quais o conceito de região ganhou importância. Isso se dá por conta da globalização que torna mais complexo osprocessos de regionalização e algumas alternativas e possibilidades de conceito de região. E que o mais provavel é que nessa nova relação espacial entre centros hegemônicos e as áreas que tenham sua...
tracking img