Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO XIII, “O PROCESSO JUDICIAL PODE ESTAR SENDO UMA FORMA DE MANUTENÇÃO DO CASAL DO VÍNCULO DO CASAL?”

CURSO DE DIREITO

RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO XIII , O PROCESSO JUDICIAL PODE ESTAR SENDO UMA FORMA DE MANUTENÇÃO DO CASAL DO VÍNCULO DO CASAL?
Obra coletiva, Organizadores: David E. Zimerman - Antonio Carlos Mathias Coltro. Aspectos Psicológicos na PráticaJurídica - 3ª edição. Terceira edição de obra coletiva. Revista, atualizada e ampliada. Organizada por David Zimerman e Antônio Carlos Mathias Coltro. Reúne 47 especialistas das áreas de Direito e Psicologia em 58 capítulos que analisam sob o enfoque interdisciplinar a dimensão psicológica e emocional na aplicação do Direito.

O assunto do texto do capítulo a ser abordado, propõe instigar a reflexãosobre o estudo de uma realidade complexa, relativa às novas configurações dos vínculos familiares e das possibilidades de conflitos inerentes a situação do desejo do término definitivo dos vínculos que de alguma forma ligam um determinado casal e dos sentimentos desencadeados a partir deste desejo de separação e que mesmo que inconscientemente interferem na procura de uma solução definitiva esatisfatória perante a uma demanda judicial. É mostrado de forma bem explicativa no texto, desde como o vínculo se entende pelo autor e também quais são os tipos, sendo eles os vínculos de Amor, de Ódio, de Conhecimento e de Reconhecimento.
No vínculo do amor fala-se sobre as formas de amor e onde começa a relação de um casal que pode gerar distintas formações vinculares, que com todas suas formas easpectos podem se fazer estáveis, variando como é normal ao decorrer do tempo e das circunstâncias, mas criando um vínculo amoroso construtivo como também estar apenas tentando seguir com uma relação que tem como destino um processo judicial.
O vínculo do ódio o qual é visto normalmente apenas como destrutivo, pode ser enxergado como sendo necessário para a vida e ser vista como um fatorconstrutivo, que então dependendo dos fatores e do grau de agressividade interfere em um determinado caso, se estiver procurando os direitos, mesmo que de forma aguerrida e raivosa, mas lutando de forma sadia e verdadeira, e se não um ódio destrutivo com o cônjuge por inveja, despeito ou tantos que são os motivos e sentimentos que resultem em uma distorção paranóide da realidade o que prejudica oesclarecimento de um caso.
Se fala sobre o vínculo do conhecimento, que é o fato das pessoas se neguem a uma verdade e a tomar conhecimento sobre estas que lhe são penosas e acabam por não quererem enxergá-las e assumir essas verdades. O que atrapalha numa decisão judicial, que com isso confunde o juiz com tantas possíveis verdades, principalmente quando envolve outras pessoas o que dificulta ainda maisuma resolução.
E por último o vinculo do reconhecimento, de que é tão forte a necessidade de algumas pessoas de serem reconhecidas, amadas que por vezes fingem ser o que não são, montam sua personalidade em bases falsas, procurando apenas sempre agradar os outros para conseguir o quer e por pensar que assim não irão o amor e a segurança das pessoas que ele necessitam, com isso mostra que parajugalmento esses aspectos tem que ser também analisados atentamente, pois podem ser usados pelos litigantes.
O texto fala sobre a relação conjugal, que em sua mobilidade apresenta uma série de desafios para os mais diversos profissionais. Como mostra os vários fatores de vínculos que levam a requerer esses especialistas para atender a necessidade de atenção nos fatores de comportamento durantepossíveis processos. Um deles é o de como intervir no momento e posteriormente da ruptura dos relacionamentos. Neste contexto de perdas existe um espaço para a atuação do psicólogo. Para tentar solucionar essas questões existem caminhos como um deles pode ser a terapia de casal como auxílio para a separação, um outro é a mediação de conflitos com foco familiar. Esta última vem se desenvolvendo...
tracking img