Resenha do texto o administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LACOMBE, Francisco Jose Masset, Administração: Princípios e Tendências, São Paulo: Saraiva 2003.


Danubia Cristina Silva da Silva[1]
Eliane de Sousa MoreiraEster Martins Pacheco Ferreira
Sandra Leite dos Santos
Tereza Cristina Alves Monteiro




No texto O administrador, o autor põe em evidência a profissão do administrador,dando ênfase ao papel, perfil, habilidades, formação continuada e a importância da experiência na vida deste profissional, para que o mesmo possa se tornar um bom administrador são necessários vários processos de aprendizagens como os princípios científicos e técnicos que embasam esta profissão e apreendem as implicações do seu trabalho, seu conteúdo ético, compreendendo não só como fazer, mas oque fazer.
O texto o administrador esta dividido em dois temas e cinco subtemas, distribuídos em oito paginas todas especificando e explicando as qualidades e habilidades para se tornar um ótimo administrador.
O autor diz que a essência do papel do administrador é a obtenção de resultados por meios de terceiros. Pois sabe-se que para o administrador desempenhar este papel com êxitoele necessita da colaboração da equipe de profissionais a qual ele direciona. Mas entende-se para que o mesmo consiga tal êxito junto a esta equipe, ele precisa conquistar a confiança, respeito e acima de tudo compreender para poder ser compreendido.
No entanto observa-se que o administrador na sua pratica empresarial visa somente o lado lucrativo não dando o devido valor as capacidades ehabilidades de seus comandados, deixando de lado os princípios básicos e éticos de um bom administrador.
Ao falar sobre a importância da experiência, Lacombe diz que o profissional em qualquer área do conhecimento humano necessita ampliar seus saberes e adaptar-se a eles. Nos dias atuais o profissional capaz de administrar é aquele que não se limita apenas em uma graduação nem tãopouco em uma especialização, mas é aquele que busca incansavelmente o aprendizado continuo que será de grande importância para o sucesso de sua carreira. As vivencias empíricas são de grande importância na vida desse profissional,
Segundo o autor o bom administrador deve ser generalista, e dentro dessa base de pensamento deve ser especializar, ou melhor, se centrar em algum ponto de suaspraticas gerenciais, ou seja, a prática, a ação, é necessariamente o foco para o bom desempenho das especialidades a que o trabalho de gerenciamento, de organização, entre outros coligados as tarefas administrativas, se destina.
Do mesmo modo, para obter tal desempenho deve-se concorrer a uma circularidade por outros meios específicos a fim de fazê-los interagir. Um exemplo disso é evidenciadoquando um executivo não limita o seu foco analítico dos problemas da empresa a mesa de reuniões. Ele também participa de contatos pessoais, gira pelo escritório e cumpre outras atividades básicas para detectar e agilizar as soluções de problemas que surgiram.
Esse olhar multifocal deve ser incorporado nas práticas escolares, já que em muitos postos gerenciais das instituições de ensinoacomodam-se em ambiências e, em geral não procuram fazer uma analise do cargo que ocupam. Outros gestores nos seus postos de serviço gastam a maior parte do seu tempo em atividades que não condizem com as necessidades e problema decorrente de seu cargo dentro da escola.
No entanto, sabe-se que a formação continuada é um processo que revela um bom profissional, porem este precisa estar...
tracking img