Resenha do texto "a toca do tigre"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO TEXTO “A TOCA DO TIGRE”

Thérèse Bertherat. A toca do tigre.São Paulo: Ed Martins Fontes, 1990.
Este texto aborda metaforicamente a questão do “tigre” que existe em cadaum de nós. O “tigre” o qual a autora se refere “Um tigre vivo, forte e muito belo.” Todos nós possuímos e muitas vezes desconhecemos.  O nosso “tigre” que para a autora “não é um tigre” é a parterelacionada à nossa anatomia, o sistema muscular.
O texto fala abertamente dos perigos da prática física , do desconhecimento que temos do nosso “tigre” que muitas vezes o deixamos na “toca” chegamos aoponto de não reconhecê-lo e esse fator favorece ao uso indevido do nosso corpo, chegando a causar prejuízo contribuindo para a “deformação do corpo” .
Por outro lado, a autora nos leva a pensar nodesprezo dado a conservação dos músculos, levando nos a reflexão,: será o nosso “tigre” hoje apena objeto de exposição corporal, uma prática hoje totalmente disputada nas academias. Esse “tigre impressono papel, você só vê a metade” . Essa expressão revela o fato de que aquilo que não vemos muitas vezes desprezamos isto a autora deixa bem claro quando diz que se “trouxéssemos nosso tigre preso nafrente, no peito e na barriga, por exemplo, teríamos noção de sua presença; estaríamos conscientes dele e assim ficaríamos convencidos de sua existência e levaríamos em conta sua realidade.”
Ela estábem determinada em mostrar a realidade real das coisas, tão pouco conhecidas desse mundo incrédulo e impiedoso que é o do “fitness”.
È uma obra excelente que permite que cada um aprenda a domesticarseu tigre, sem pressa, usando movimentos simples. Afinal, todos temos dentro de nós, o poder de criar nosso equilíbrio.

É possível afirmar ainda , que este texto se constitui uma referênciaobrigatória de todos os que se interessam pela “postura”. Aliás, constitui ou devia constituir uma referência obrigatória para todos os que estão de alguma maneira, envolvidos no tratamento ou treino do...
tracking img