Resenha do texto de charles toniolo de souza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Texto de Charles Toniolo de Souza
A prática do Assistente Social: Conhecimento, Instrumentalidade e Intervenção Profissional.
O texto é uma reflexão acerca da prática do AssistenteSocial, a instrumentalidade do Serviço Social a técnica operativa. Apresenta instrumentos de trabalho utilizados pelos assistentes sociais no exercício da prática profissional.
O serviço social começa ese constituir como profissão no momento em que setores dominantes de sociedade começam a intervir de forma continua e sistemática nas consequências da “questão social”, através das chamadas políticassociais, logo o serviço social é requisitado pelas complexas estruturas do Estado e das empresas de modo a promover o controle e a reprodução material e ideológica das classes sociais, o serviçosocial surge como uma profissão interventiva. Na trajetória histórica do Serviço Social, inúmeras correntes discutem a questão da instrumentalidade, sua funcionalidade ao projeto reformistaburguês no que se refere a sua peculiaridade operatória.
A instrumentalidade da nossa profissão é defendida por muitos como a da manutenção da reprodução da ordem burguesa com vistas ao controle ereprodução dos segmentos pertencentes à classe trabalhadora. Se nosso modus operandi não estiver em plena sintonia com o projeto ético-político do serviço social pode-se ruir nos encadeamentos do conservadorismoe do tecnicismo, tão presentes na trajetória da profissão.
No inicio o Serviço Social se fundava na legitimação religiosa, passando a profissionalização e a constituição da dimensãotécnica-instrumental com necessidade de consolidação de um instrumental técnico-operativo vindo de tradição Norte-americana, ou seja, a conjunto de técnicas e instrumentos para a criação de uma tecnologiasocial. Dentro da realidade de atuação do assistente social na atualidade ainda a lugar para a elaboração, coordenação e execução, mas principalmente se requer o domínio de um instrumental...
tracking img