Resenha do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
Ana Paula Candeias Moraes Reis
Prólogo
A obra relata a história de John, um super ocupado gerente-geral de uma grande indústria de vidro plano com mais de quinhentos funcionários e mais de cem milhões de dólares emvendas anuais, que deixou a fábrica para passar uma semana inteira num mosteiro ao norte de Michigan. O narrador-personagem descreve o mosteiro como um lugar cercado por um belíssimo Jardim, com frades, cinco serviços religiosos por dia, cânticos, liturgias, comunhão, alojamentos comunitários. Afirmando sempre não foi obrigado a ir para o mosteiro. Desde o seu nascimento em especial no seu batizadoaté o dia de seu casamento, inclusive na sua crisma, um nome bíblico lhe o persegue, este nome era Simeão, pois sua certidão de batismo mostrava que o versículo da Bíblia escolhido para a cerimônia pertencia ao segundo capítulo de Lucas, a respeito de um homem chamado Simeão. De acordo com Lucas, Simeão foi "um homem muito correto e devoto, possuído pelo Espírito Santo". Durante os 25 anos após suacrisma, o autor têm um sonho que o atemorizando. O autor relata que no sonho, é tarde da noite e ele estava completamente perdido, correndo num cemitério, quando de repente, um homem vestido com um manto negro aparece na sua frente, vindo de trás de um grande crucifixo de concreto. Ao correr, ele esbarra em um homem muito velho que o agarra pelos ombros, olhando-o nos olhos e gritando: "AcheSimeão - ache Simeão e ouça-o!". Ao fim dos anos 90, o autor tem uma vida equilibrada, com um trabalho que lhe concede autonomia, um salário considerado rentável, dois filhos (John e Sara) e estava casado com uma mulher que o amava (Raquel). Aparentemente a vida era muito boa, cheia de muitas satisfações. Mas, sem que John percebesse, sua vida passou a desmoronar. Sua esposa estava infeliz na vidaconjugal, seu filho estava malcriado e agressivo com a mãe, sua filha estava triste com por tanta discursão. No trabalho, os funcionários se organizavam em sindicatos e seu chefe não gostou do que aconteceu e deu a entender que se tratava de um problema de gerenciamento de sua responsabilidade. Devido ao seu orgulho para compartilhar os problemas com os outros. Resolveu disfarçar, mantendo uma atitudedescontraída, tentando enganar a todos, todavia não conseguiu enganar Rachel. Foi então, que sua esposa lhe aconselhou a falar com o pastor. O pastor sugeriu que ele se afastasse durante alguns dias para tentar refletir e colocar ordem nas coisas, e afirmou que o melhor lugar para isso seria um mosteiro. Após conversar com Raquel, que havia comentado a respeito de um executivo chamado Len Hoffmanque teria se tornado monge. John resolveu ir para o mosteiro. Ao chegar, imaginou que teria alguma regalia, e estava curioso para conhecer Len Hoffman, principalmente após o padre Peter ter mencionado que agora o executivo se chamava Simeão. Em seguida, foi em direção ao seu alojamento.

Capitulo 1 : As definições
No primeiro capitulo, o autor inicia relatando seu primeiro dia no mosteiro.Ele parece inquieto, pois dá detalhes da capela e da rotina da primeira cerimônia do dia. Além disso, percebe-se que estava mais preocupado em conhecer Len Hoffman, ao invés de presta atenção na mensagem da cerimônia. Após a cerimônia, John seguiu em direção à biblioteca e começa a pesquisar sobre Len Hoffman e descobre que o mesmo teve uma juventude conturbada e que no mundo dos negócios ele eraconsiderado um grande executivo, mas que após a morte de sua esposa o mundo não teve mais noticia suas. Depois da missa das sete e meia, de maneira inesperada, o autor finalmente conhece Simeão, pois ele estava consertando seu vaso sanitário, os dois conversaram por alguns segundos e John diz para Simeão que estava ansioso para encontra-lo e o convida para conversar, mas o monge diz a ele que...
tracking img