Resenha do livro o monge e o executivo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Livro: O Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter

O livro narra à história de um executivo que esta a beira de um colapso por suas obrigações e responsabilidades como pai, marido e trabalhador. Parecia que cada vez mais havia cobranças e desafetos por parte dos que o cercavam.Então lhe surgiu a oportunidade de participar de um retiro que se discutiria sobre liderança. Após recebermuito incentivo de sua esposa e de seus colegas de trabalho, ele resolveu aceitar, não acreditando muito que pudesse obter resultados ou mudar alguma coisa. Mesmo sem acreditar, sabia que precisava de alguma forma ir a este encontro.O encontro se passa em uma semana num lugar muito bonito, onde monges habitavam o local.O palestrante, também monge, era um homem que já havia passado por muitaexperiência como executivo e tinha conhecimentos valiosos para passar a outras pessoas.Nesse período formou-se um grupo de sete pessoas, as quais trocaramexperiências da vivencia como profissionais em áreas distintas.O executivo por sua vez, a cada dia ele ficava mais interessado com o que aprendia com seus colegas de retiro e principalmente com o monge.Eles aprenderam o quão é importante o trabalho emequipe em qualquer tipo de organização, a importância de se relacionar bem com as pessoas, mesmo que seu nível hierárquico seja inferior e os princípios fundamentais de ser um bom líder.















O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se viaperseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposasugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.
Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perder sua família,decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.

Ensinamentos
Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidadediscutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, naunião do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
Mais conhecido como Amor Agapé, a bondade, o respeito e a paciência são uma de suas principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boacolheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser saudável para estimular os funcionários.
A práxis ocorre quando um comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do...
tracking img