Praga da cultura soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| SERVIÇO PÚBLICO FEDERALINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁCAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA | |

CULTURAS AGRICOLAS 1
PRAGAS DA CULTURA DA SOJA

CULTURAS AGRICOLAS 1
PRAGAS DA CULTURA DA SOJA

Discente: Josimara Dias do Nascimento
Docente: Vitor Barbosa








Conceição do Araguaia
2012
PRAGAS QUE ATACA A SOJA
A tecnologia de Manejo Integrado de Pragas daSoja (MIP-Soja) foi implantada no Brasil, na década de 1970, e tem sido aperfeiçoada constantemente. Essa tecnologia orienta na tomada de decisões de controle de pragas com base num conjunto de informações sobre os insetos e sua densidade populacional, na ocorrência de inimigos naturais e na capacidade da cultura de tolerar os danos. Assim, o monitoramento da lavoura, a identificação correta daspragas e dos inimigos naturais, o conhecimento do estádio de desenvolvimento da planta e dos níveis de ação são importantes componentes do MIP-Soja. A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação à colheita. Logo após a germinação, a partir do início do estádio vegetativo, vários insetos como o bicudo-da-soja (Sternechus subsignatus ), a lagarta elasmo (Elasmopalpuslignosel-lus), os corós (Scarabaeoidea) e os percevejos-castanhos-da-raiz(Scaptocoris castanea e Atarsocoris brachiariae) danificam a cultura. Mais adiante, a lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), a lagartafalsa-medideira (Pseudoplusia includens) e vários outros desfolhadores atacam as plantas, ocorrendo em maior número durante as fases vegetativas e de floração. Com o início da fase reprodutiva,surgem os percevejos sugadores de vagens e sementes (Nezara viridula, Piezodorus guildinii e Euschistus heros), dentre outras espécies, que causam danos desde a formação das vagens até o final do enchimento dos grãos. A soja pode, também, ser atacada por outras espécies de insetos, cujos aumentos populacionais são determinados por alterações climáticas, ou outros fatores, como, por exemplo, os sistemasde produção específicos de cada região.
* LARVA DA ANGORÁ:

Danos: Suas larvas atacam as sementes antes e após a germinação, especialmente em anos secos, diminuindo sensivelmente a germinação e o “stand” inicial da cultura.
Controle: Método cultural como a aração e gradagem, ocasiona a morte de larvas. O controle químico deve ser realizado em áreas com histórico de ocorrência da praga. Otratamento de sementes com inseticidas evita o dano da praga. Usar produtos registrados para a cultura.

* PIOLHO DE COBRA
O piolho de cobra surge como um problema, principalmente na Região Sul, devido à abundância de cobertura morta (palhada) e ausência de revolvimento de solo, tem sido um problema nas lavouras. A incidência da praga, porém, tem aumentado e se espalhado para as demais regiõesprodutoras, como é, também, em função do aumento da incidência da praga, que se espalha em várias regiões produtoras.
Danos: O ataque, que acontece no inicio do estabelecimento da cultura da soja. As perdas causadas pelos piolhos-de-cobra estão associadas aos períodos de seca, causando reboleiras nas lavouras, podendo chegar a danos severos de 40% na redução de estande, com necessidade, muitas vezes,de replante das áreas afetadas. Controle: Como o piolho de cobra ataca principalmente as sementes, causando redução no estande da lavoura, a solução para o seu controle está no tratamento de sementes antes do plantio.
LARVA ROSCA

Características:
Ovos – São de coloração branca. As fêmeas apresentam grande capacidade de postura colocando em média 1.000 ovos. Lagarta – De coloração pardo-acinzentadoescuro, podendo atingir 45 mm no seu máximo desenvolvimento. Essas lagartas têm hábitos noturnos e durante o dia ficam enroladas, abrigadas no solo, dando origem ao seu nome vulgar de “lagarta-rosca”.
Danos:  As lagartas cortam as plantas rente ao solo. Quando ocorrem grandes infestações, os tubérculos também podem ser danificados.
LARGATA ELASMA

Danos :
* Ataca as plantas de milho com até...
tracking img