Resenha do livro o capote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro “O Capote”
Obra esta escrita em 1842 que nos relata a historia de um pobre funcionário público, de nome Akaki Akakiévitch, possuidor de um apelido que significava “sapateiro”,devido à ascendência e se tornou conselheiro da repartição publica.
Ocorre que, nesta mesma repartição ninguém o respeitava. Podemos afirmar ainda que Akaki era homem honesto, sem ambições e completamentededicado ao seu trabalho, vivendo inteiramente a ele, pois sentia tanto prazer em sua função que levava o serviço para casa.
Sua vida se resumia de caso para o trabalho e do trabalho para casa.
Eas zombarias que sofria (hoje podemos caracterizá-la como bullying), não afetavam seu serviço, mas em determinada situação verificou que haviam passado dos limites, isso fez com que “desabafasse”contra as ofensas de seus colegas de trabalho, com o intuito de que observassem que todos ali presentes eram iguais independente do cargo que exerciam.
O funcionário público se satisfazia apenas exercendosua função na repartição, pois nos mostra o autor que ele não tinha prazer algum nas coisas ou pessoas quando saía à rua, pensando somente nas cópias que haveria de fazer no dia seguinte. Nãoprestava atenção ao menos no que comia nas refeições.
A enorme satisfação que sentia ao fazer os ofícios não se dava apenas pela escrita, mas a quem se destinaria o mesmo.
Conforme fora chegando o intensoinverno de Petersburgo, Akaki foi noticiado que deveria fazer um novo casaco (capote), porque já não havia mais maneira de se reformar o velho capote, o qual não via a necessidade de se desfazer.Visto que, não sendo uma pessoa ambiciosa teve de economizar um pouco mais do que estava habituado para pagar o alfaiate. O que diferentemente e dificilmente ocorre em nosso país, sendo todos educados deforma capitalista e consequentemente egoístas.
Quando se vestiu com o capote entregue pelo próprio confeccionador, se sentiu outro homem, mostrando claramente que a auto-estima aumentara.
O uso...
tracking img