Resenha do livro “a era do rádio” de lia calabre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Natália Juliano Ferreira
Faculdade de Comunicação e Marketing
Rádio e Televisão – 1º semestre – Turma C – Diurno
História do Rádio e Televisão I – Professor Flávio Silva

Resenha do livro “A Erado Rádio” de Lia Calabre

O livro “A Era do Rádio” de Lia Calabre, transporta os leitores ao tempo da primeira transmissão radiofônica até o surgimento da televisão. Utilizando-se de datas,tabelas informativas, algumas imagens e uma linguagem simples e agradável, dá ao leitor a impressão de ser uma história relatada pela autora como um avô contaria para o seu neto.
Dividido em capítulos, olivro tem em sua introdução um resumo histórico da transformação da “caixa de madeira falante” criada nos Estados Unidos em um meio de informação e entretenimento mundial que passou a fazer parte docotidiano de muitas pessoas. Conta sobre o sucesso e crescimento do setor radiofônico nos Estados Unidos, seu desenvolvimento no mundo e sua chegada ao Brasil para a Exposição do Centenário daIndependência Brasileira em 1922, permanecendo desde então como o ícone da modernidade por muitos anos e exercendo grande influência entre os séculos 1920 e 1960.
Nos capítulos seguintes, Lia Calabre escrevesobre o rádio brasileiro, sua estrutura e os problemas enfrentados pelo setor de radiofusão, explicando as dificuldades econômicas, a falta de regulamentação clara sobre a veiculação de publicidade eo difícil acesso da população aos aparelhos radiofônicos. Além disso, a autora também conta sobre as influências políticas do rádio, por exemplo, a sua relação e importância durante os dois mandatosde Getúlio Vargas e a mobilização feita em São Paulo através do meio de comunicação durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
No livro há também um pouco da história das principais emissorasde rádio brasileiras da época: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Mayrink Veiga, Tupi, Tamoio, Rádio Sociedade Record, Rádio Educadora Paulista, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, etc, além de...
tracking img