Resenha do livro: pai rico pai pobre

Resenha do livro: “Pai Rico, Pai Pobre”

USP
2008







1. INTRODUÇÃO

O livro aborda o tema como ganhar dinheiro, como fazer trabalhar. Nele os autores discutem vários aspectos e mostram-nos que para conseguirmos a liberdade, tanto no sentido psicológico como financeiro; precisamos começar cedo, ainda quando criança, pois necessitamos saber mexer com dinheiro, de maneira ousadae criativa. De forma bem interessante, os autores mostram através de exemplos as inúmeras maneiras que temos para investir nossas economias, mesmo que este investimento seja pequeno, mas que o resultado final também poderá ser positivo. Destacam e valorizam a situação de não ficarmos preso a um emprego, pois este fará de nós escravos do dinheiro, pois o ciclo vicioso "trabalhar, ganhar dinheiro,pagar impostos e gastar" vai dominar, e se não despertarmos logo; passaremos isto de geração a geração. Neste trabalho o objetivo é comentar o livro num resumo dos seus capítulos, seguido de um resumo crítico pessoal.



2. DESENVOLVIMENTO – CAPÍTULO 1 – PAI RICO, PAI POBRE

Neste capítulo, o autor, relata o começo de sua vida, e como aprendeu a conviver com dois pais; um que trabalhava pelodinheiro e o outro que fazia o dinheiro trabalhar para ele.

Através de exemplos, mostra-nos as diferenças entre os dois pais e o que vem a ser na vida real. Uma das razões pelas quais os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres e a classe média lutam com as dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola. Muitos de nós aprendemos sobre dinheiro somente com nossospais.

As opiniões dos pais eram totalmente diferentes uma da outra, pois um era otimista quando o assunto era dinheiro; queria saber tudo sobre o dinheiro, como ganhá-lo, e passava seus ensinamentos com essa certeza; o outro era honesto, muito instruído, funcionário do governo, mas que tinha uma visão bem diferente do assunto dinheiro, pois era considerado escravo de si mesmo, pois tudo quefazia era pensando em como ganhar, como gastar, pagar impostos e gastar, mas sem a mínima chance de fazer o dinheiro trabalhar para si.



CAPÍTULO 2 – OS RICOS NÃO TRABALHAM PELO DINHEIRO

Neste capítulo um dos autores o ''Robert Kiyosaki'' relata a estória de como aprendeu a ganhar dinheiro e fazer com que este trabalhasse para si com a vivência junto ao seu pai rico, com exemplos vividos epraticados.

O pai rico, que na realidade é pai de seu melhor amigo, ensina lhes de maneira árdua e persistente como ele poderá se tornar rico e fazer com que o dinheiro seja seu escravo. Através de lições de vida e exemplos práticos, fez o autor ver que só poderia vencer com pensamentos diferentes da maioria dos seres humanos, estes claros e altamente positivos, sempre levando em conta que "ospobres e a classe média trabalham pelo dinheiro, e os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles".



CAPÍTULO 3 – PARA QUE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA?

Neste capítulo é relatado que o melhor amigo do autor "Mike", este filho do seu chamado pai rico, assumiu o império deixado pelo pai e consegue fazer com que as coisas aconteçam com a maior naturalidade pois o império continua a crescer, eisso é prova de que os ensinamentos foram corretos.

O autor aposenta-se e passa a dar palestras sobre como aumentar seus ativos (patrimônio), e da ênfase no que diz respeito à alfabetização financeira; que é na verdade a maneira como as pessoas deveriam ver o dinheiro, como poderiam aprender a se educar, no sentido da mente ficar aberta para este aprendizado, e conseqüentemente fazendo com queseus ativos viessem a crescer, de maneira natural, sem maiores danos e modificações na vida dos seres humanos.

Precisamos saber a diferença entre um ativo e um passivo e comprar ativos. O analfabetismo, tanto de palavras quanto de números é à base das dificuldades financeiras, pois se você quer ser bem sucedido e enriquecer é importante estar alfabetizado do ponto de vista financeiro, tanto em...
tracking img