Resenha do livro historia economica do brasil de caio prado junior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro: ´´História Econômica do Brasil`` de Caio Prado Junior
Essa obra de Caio Prado Junior, conta como foi todo o processo de colonização do Brasil até o pós segunda guerra, focando principalmente os fatores econômicos. Esse trabalho visa destacar o processo de ocupação do Brasil e a sua repercussão nos dias atuais. Sabemos e inicialmente esse processo de ocupação do Brasil, foimeramente comercial onde a metrópole portuguesa visava somente a exploração do Pau Brasil no seu litoral para o comercio e não para o povoamento, ou seja, a colonização era para fins comerciais.
No texto, se inicia com os aspectos geográficos do Brasil, onde ele descreve toda geografia que aqui se encontra e as condições de moradia e fixação da população relacionando os relevos, rios, florestas,clima e condições do solo para a sobrevivência do nosso povo. A Europa estava vivendo uma nova era, que é a da expansão comercial marítima, pois o comercio continental europeu estava estagnado e daí surgiu as primeiras viagens marítimas. Com o forte potencial marítimo dos países litorâneos da Europa, foi que surgiram as rotas para as colônias na Ásia e África onde esses países dominavam formando rotascomerciais. Portugal procurava se distanciar dessas rotas, a procura de novas rotas marítimas que ficassem longe da concorrência com outros países. A priori, Portugal buscava uma rota para as índias, indo pela costa africana, até que um dia, os portugueses a vistam uma terra desconhecida e vem parar aqui. Diferentemente da colonização dos ingleses na America do norte, que foi de povoamento, nãoera interessante para Portugal fazer como se fez na America do norte, pois visava o comércio. Talvez percebamos que essa diferença de colonização faz com que o nosso País seja mais atrasado do que os países da America do norte. Quando os portugueses chegaram ate aqui, não viram nada de importante para sua exploração, só índios, matas fechadas e belas praias. mas eles perceberam que havia ali emabundancia, um tipo de vegetal que tinha uma tinta avermelhada chamada Pau Brasil. Esse foi de inicio o principal produto a ser explorado por Portugal. A concessão para exploração desse produto foi concedida a Fernando de Noronha no inicio de 1501 até 1504, depois não foi cedida exclusivamente a ninguém. logo após longos períodos de exploração, o pau Brasil foi se esgotando e em consequência dissolevou a decadência dessa exploração.
A partir de 1530, ocorre, segundo o autor, ocorre uma ocupação efetiva dos portugueses, que temiam a ocupação desse território por outros países e daí iniciou-se um plano de povoamento. a principio muitos ainda não achava essa terra interessante para viver, pois era totalmente diferente do habitat europeu. Foi elaborado um plano que consistia em dividir todacosta brasileira em doze setores lineares chamados de capitanias hereditárias. Com a estagnação da exploração do pau brasil, a produção do açúcar passa a ser o principal negocio da economia para Portugal, pois era mais rentável para o mercado europeu. A produção do açúcar so era vantajosa em larga escala, e o Brasil contava com grandes extensões de terra e clima favoráveis a essa cultura. pronto!estava instaurado os enormes latifúndios que até hoje resiste concentrando terras na mão de poucos. De inicio, foi utilizada Mão de obra servil dos índios, logo não deu certo, por conta da sua inadaptação com os serviços impostos pelos colonos, que em consequência disso começaram a escravizar esse índios. Mesmo assim, esse índios lutaram contra o escravismo em batalhas sangrentas. Com isso, em1570, uma carta regia limitava a escravidão a presos de ´´guerras justas``. segundo o texto, esse tipo de escravidão só foi abolida em meados do século 18. A substituição do índio pelo negro foi feita em decorrência desse fracasso de escravizar os índios. os portugueses já estava bem preparados para isso, pois, já traficavam esses negros da costa da áfrica desde o século 15. Durante muito tempo a...
tracking img