Resenha do livro 1822

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado."

Nesta obra, o autor nos mostra uma famíliareal cheia de diferenças, guerreira, boêmia, egoísta, fracassada, viril e covarde, que veio de Portugal apenas para fugir de suas mazelas.

O relato não é só histórico, mas também psicológico, tantodas batalhas que compuseram o cenário nacionalista e liberal do século XIX, como dos personagens que ajudaram tudo isso a acontecer.

O primeiro e mais controverso deles é o próprio Pedro I. Ojovem líder que colocou duas nações em guerra era tão mulherengo quanto responsável, e tão possessivo quanto corajoso. Apesar de ter vivido apenas 35 anos, é mundialmente conhecido por libertar o Brasilde Portugal e ainda assim conseguir ser aclamado pelos dois países, além de ter rejeitado várias coroas que suplicavam sua liderança para alcançarem uma vitória iminente.

Sem sair do destaque daalta nobreza, ainda há a austríaca Imperatriz Leopoldina de Habsburgo, mulher intelectual e virtuosa, possuidora de vários dons menos um que seu marido, Pedro I, admirava: beleza. Também podemos citar osábio José Bonifácio, que ajudou o príncipe regente a alcançar seu objetivo-mor. Sem esquecer o escocês avarento Sir Thomas Cochrane, o almirante alcunhado de lobo do mar que fez a Marinha Brasileiraser reconhecida hoje, é apenas lembrado como um logradouro no bairro da Tijuca, RJ.
Laurentino fala também sobre o Brasil dividido que D. João VI deixou para trás: de um lado o país letrado eextremamente modificado depois da mudança da corte para cá, e do outro lado o restante do território brasileiro ainda esquecido, devastado por doenças e pela miséria.

As batalhas entre líderesbrasileiros e portugueses deixaram marcas profundas na história da independência do Brasil. Tanto na Bahia, centro da base lusitana, quanto no Nordeste, palco de pequenas guerras civis que envolveu a força...
tracking img