Nova republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVA REPÚBLICA



Acadêmicos- Dayana Guimarães dos Santos

Professor-Tutor Externo- Liliani Masselli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia (0524) – Prática do Módulo I
20/06/2012


RESUMO


Neste estudo abordaremos a história da educação no Brasil, no período de 1945 à 1963, denominado Nova República, usaremos a revisão bibliográfica que nos ajudará acompreender as mudanças de governo, a política e as consequências na vida da população brasileira na época.
Nesse período, o poder variava entre conservadores e liberais, e a política era voltada aos interesses pessoais. A luta por uma escola pública de qualidade não alcançava resultados satisfatórios à população. Era preocupante o analfabetismo por não haver uma pedagogia consistente edemocrática,e agravado pela falta de escolas e condições adequadas aos professores.


Palavras-chave: Educação,política,pedagogia.



1 INTRODUÇÃO


Com a Segunda Guerra Mundial, surgem no mundo inteiro, governos democratizados, voltados ao povo.O Brasil nesse período de 1945 à 1963, conhecido como Nova República, também adere as mudanças , tendo crescimento no desenvolvimento popular,permitindo que as ideologias ganhassem as ruas.O presidente Getúlio Vargas aproxima-se das teses esquerdistas por perceber o fascínio causado na população .A democracia nos Estados Unidos e o Socialismo na União Soviética influenciam para a fundação e fortalecimento do Partido Comunista no Brasil que pela primeira vez organiza cursos de alfabetização para adultos e crianças e cursos técnicos para apopulação.A educação ganha espaço na mídia através de jornais que divulgam ações educativas, levando a melhorias à outras áreas como saúde e lazer que passam a ser de utilidade pública.
Nessa luta segue a equivalência do ensino técnico profissional com vias de acesso ao ensino superior e a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), disposta a reformular aestrutura educacional deixada pelo Estado Novo. Seus trabalhos iniciam-se em 1947, dando entrada no Congresso Nacional em 1948, e ser arquivado em 1949. Esse processo durou 13 anos, seguindo-se da reconstituição dos trabalhos que levam a elaboração do Substitutivo Lacerda, que alterava totalmente o texto do projeto original. Este por sua vez defendia os interesses dos estabelecimentos particulares deensino e não à escola pública, buscando direitos de verbas iguais para escolas particulares e públicas.
Em 1959, assim como em 1932, torna-se público o manifesto de educadores, que não se opunha ao funcionamento de estabelecimentos particulares, apenas restringindo o uso de verbas do governo, que eram exclusivas ao ensino público. Durante esses treze anos de tramitação da LDBEN no congresso,outras grandes lutas aconteceram no âmbito da educação nacional como: MEB(Movimento de Educação de Base), Programa Nacional de Alfabetização e o Método Paulo Freire, os CCP ( Centro de Cultura Popular) e os MCP( Movimentos de Cultura Popular).
Em 1961 encerra-se um governo parlamentarista e um plebiscito em 1963 volta o país ao presidencialismo, seguido de um golpe em 1964 com a tomada dopoder pelos conservadores, eliminando mais uma vez o plano de educação.





2 DESENVOLVIMENTO

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Com o fim do Estado Novo,que se deu no dia 29 de outubro de 1945, e com o fim da Segunda Guerra Mundial, surge um novo tempo com perspectivas de construções de governos democratizados, voltados para o povo, e como isso era de âmbito mundial, tornava-se inviável aluta contra tais movimentos redemocratizados.
No Brasil, os movimentos populares crescentes entre 1945 e 1947, resultaram na criação de vários partidos. O clima favorecia mudanças que marcariam a história do Brasil e do mundo. De um lado a burguesia encantava-se com a democracia americana, enquanto o socialismo defendido pela União Soviética ganhava adeptos entre as classes médias baixas e o...
tracking img