Nova republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Nova República.
Problema: Como se originou a Nova República?
Justificativa
Este projeto tem como objetivo estudar a Nova Republica do Brasil. O período conhecido como República Nova ou República de 46 inicia com a renúncia forçada de Vargas. O General Eurico Gaspar Dutra foi o presidente eleito e empossado no ano seguinte. Em 1946 foi promulgada nova Constituição, mais democrática que aanterior, restaurando direitos individuais.
Em 1950, Getúlio Vargas foi mais uma vez eleito presidente, desta vez pelo voto direto. No seu segundo governo foi criada a Petrobrás, fruto de tendências nacionalistas que receberam suporte das camadas operárias, dos intelectuais e do movimento estudantil. Porém, os tempos não eram mais os mesmos e Getúlio não conseguiu conduzir tão bem oseu governo. Pressionado por uma série de eventos, em 1954 Getúlio Vargas comete suicídio dentro do Palácio do Catete. Assumiu o vice-presidente, João Fernandes Campos Café Filho.
Esse período foi marcado por revoluções na política brasileira de modo que nos influencia até os dias de hoje. Por isso a importância de se estudar a Historia do Brasil.

Objetivo Geral

* Estudar a historiado Brasil e o marco da Nova República.

Objetivos Específicos

* Analisar as reformas e identificar os personagens contribuintes a Nova República.

* Estudar a teoria de Saviani ao se relacionar a pedagogia historico-crítica.

Metodologia

Será feita através de pesquisas bibliográficas.

Fundamentação Teórica

Os personagens contribuintes a esse contexto histórico.Normalmente, um regime político é dividido em fases cujos nomes buscam caracterizar aquilo que distingue uma da outra. Por serem diferentes, cada fase começa, em geral, com a aprovação de uma nova Constituição, numa tentativa de ultrapassar ou mesmo apagar o passado recente. No Brasil, desde o fim do Império, já tivemos a República Velha (1889-1930), com a Constituição de 1891; a Era Vargas (1930-45), coma de 1934; a república populista (1945-64), com a de 1946; e o regime militar (1964-85), com a de 1967.

O período atual, iniciado logo após o fim da ditadura militar, é chamado de Nova República. Com ela, ganhamos também mais uma Constituição: a de 1988. Porém, apesar do nome, a Nova República já nasceu velha, carregando antigos vícios da política brasileira. Longe de ter sido uma rupturacompleta com o período anterior, desde seu início a Nova República abrigou nomes bastante conhecidos durante o regime militar.
A sucessão de Figueiredo
Em abril de 1984, o Congresso Nacional rejeitou a emenda do deputado Dante de Oliveira, que instituía a eleição direta para o cargo de presidente da República. Na época, houve uma grande mobilização por todo o país - conhecida como campanha pelasDiretas Já - a favor da proposta, que acabou derrotada naquele mês.

Desgastado politicamente, o PDS, sucessor da Arena, partido de apoio à ditadura, optou por lançar um candidato civil à sucessão do general João Baptista Figueiredo. Na disputa no Colégio Eleitoral, o PMDB apresentou o nome de Tancredo Neves, com amplo apoio das oposições.

Mineiro de São João del Rei, Tancredo de Almeida Nevesera um político experiente: havia sido deputado estadual, federal, ministro da Justiça do governo Getúlio Vargas, primeiro-ministro durante o governo João Goulart, senador e governador do seu estado natal. Durante a ditadura, integrou os quadros do MDB, que fazia oposição ao regime. Porém, conservador, com a volta do pluripartidarismo decidiu sair da legenda para fundar o Partido Popular, queassumiria o papel de interlocutor dos militares, na época.
Transição democrática
Ao longo da campanha pelas Diretas, Tancredo destacou-se como um político conciliador, o que lhe valeu o epíteto de "linha auxiliar do governo". Com a derrota da emenda Dante de Oliveira, seu nome logo surgiu como um dos mais fortes à sucessão presidencial. Setores à esquerda, como o Partido dos Trabalhadores,...
tracking img