Resenha do filme o germinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O GERMINAL
O Filme apresenta o processo de produção no modelo capitalista do século XIX. A maneira como é feita essa apresentação deixa bastante clara a oposição entre necessidade humana enecessidades materiais (produção). O Título do filme, "germinal", está relacionado ao “processo de gestação e maturação” dos movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores dasminas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões, por esta razão é que são citados, ao longo do filme, Marx, Engels e a Internacional socialista.
Germinal é uma obraforte e comovente, realista e impressionante; fala sobre o trajeto de um desempregado vagando pelas estradas da França, em um período de depressão econômica, que chega a uma região carbonífera e acabaempregando-se numa das minas para fugir da fome. Ao mesmo tempo em que trava contato com as ideias socialistas o "ex-andarilho", Etienne, se apaixona por Catherine, filha de uma família que a geraçõestrabalha e morre na mina Voeux. 

Ao longo de Germinal podemos acompanhar uma das primeiras lutas do movimento operário moderno, e as influencias sobre esse movimento causado pela fundação daPrimeira Internacional [a Associação Internacional dos Trabalhadores – nota da redação], a famosa associação criada por Karl Marx para reunir os trabalhadores do mundo todo. Germinal enfoca os operários dasminas de carvão do Norte da França. A Revolução Francesa, de 1789, não solucionara os problemas do povo, que quase cem anos vivia em condições de vida que continuavam as mesmas, muito difíceis. EmGerminal, os protagonistas são os trabalhadores das minas e suas famílias, todos forjados pelo cotidiano opressivo da luta pela sobrevivência, uma sobrevivência que se associa à transmissão hereditáriada miséria e da degradação física e moral.

A burguesia havia tomado o poder e, juntamente com a nobreza, se tornara a classe dirigente da França; a pequena burguesia e o operariado, no entanto,...
tracking img