Resenha do filme o círculo de, jafar ranahi, de 2000

985 palavras 4 páginas
O filme, O círculo de, Jafar Ranahi, de 2000, conta a história da relação entre a mulher e a prisão no Irã, enquanto faz um quadro da situação social feminina nesse país. As vidas das personagens retratadas se imbricam numa narrativa que, se não conta tudo, deixa claro o caminho dramático que Elas percorrem desde o momento em que são presas até quando voltam à prisão. Retrata, então, esse círculo vicioso da mulher iraniana que parece ser sempre culpada desde o momento que nasce.
É importante chamar atenção para alguns momentos importantes. A primeira, Solmaz Gholami, dá a luz; sua parente pergunta a enfermeira o sexo da criança; a constatação de que é uma menina; desamparo no desagrado da parente de Solmaz, por que a família do marido desejava um menino. Tam no final, o guarda na prisão, onde já se encontravam todas as personagens do filme, conversa por telefone com alguém que pergunta por Solmaz; ele informa que ela está presa, mas em outra ala; havia tentado matar o bebê recém nascido. Esses dois pontos conectam O círculo de ponta a ponta, ao deixar claro como e por quê das prisões; o que acontece quando elas saem; o motivo pelo qual retornam; como e quando podem se reabilitar.
O homem no filme é quase externo a narrativa, sua figura tangencia o círculo, delimitando sua forma. No entanto, está esmagadoramente presente, quando o filme deixa clara a relação de dois pesos e duas medidas. Para cada uma das restrições impostas ao feminino, há, no filme, a indicação de que o homem pode, o masculino que é temido, poderoso e resguardado. Os planos longos continuam uma história na outra sem jamais ferir o contexto privado e solitário de cada personagem. As cores cinzentas são ainda mais limitadoras do universo feminino. Enquanto isso, as cenas transcorrem obscuramente através do tempo marcando o momento em que uma personagem deixa a outra, mas não se sabe o quanto se passou, dias, horas, ou meses entre uma história e outra.
A crítica do filme pretende se guiar pelo

Relacionados