Resenha do filme "uma verdade incoveniente"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme “Uma verdade inconveniente”

O filme, apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente americano, o democrata Al Gore, traz a discussão sobre o aquecimento global. Odocumentário reúne conteúdo de palestras feitas por ele em várias partes do mundo sobre este tema que é tratado no filme de uma forma realista, informativa e impactante, mesclado, de forma não menos dramática,com histórias de sua vida e de suas experiências pessoais e políticas.

Aproveitando-se de dados realmente impactantes, de recursos audiovisuais de excelente qualidade e com uma eloqüência digna doposto de ocupou, o apresentador mostra, embasando-se em extensas pesquisas climatológicas, que a temperatura média da Terra vem aumentando. Al Gora também procura demonstrar que o aquecimento tem causasandrógenas, isto é, deriva de atividades humanas, não sendo uma taxa natural de variação do próprio sistema climático terrestre.

A principal causa da variação na temperatura é o aumento daconcentação de gases de efeito estuda na atmosfera. Tais gases vêm se acumulando na atmosfera em um nível acima do normal desde a revolução industrial, mas recentemente atingiram níveis alarmantes. Dentre asprincipais causas para o aumento da concentração destes gases na atmosfera estão:

1- A queima de combustíveis fósseis, que libera para a atmosfera gases como o CO2 antes "aprisionados" na crosta,na forma de petróleo, por exemplo;
2 - Desmatamento, pois ele diminui a taxa de fixação do carbono feita pelos organismos fotossintetizantes;
3 - Atividade pecuária, como a criação de gado bonivo,que emite enormes quantidade de metano, um gás  com poderoso efeito estufa.

Segundo o palestrante, mesmo havendo um expressivo numero de comprovações científicas que comprovem a correlação entre oacumulo desses gases e o aumento de temperatura, muitos ainda resistem em afirmar que o homem seja o principal responsável por esses eventos.

Apesar de todo o ceticismo a respeito, o Painel...
tracking img