Resenha do filme: uma verdade incoveniente. (davis guggenheim)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS- C.C.H
DISCIPLINA DE CLIMATOLOGIA
PROFESSOR: ISORLANDA CARACRISTI

ALUNO: FRANCISCO DEFRISIO MENDES

RESENHA DO FILME: UMA VERDADE INCOVENIENTE. (Davis Guggenheim)

SOBRAL/ AGOSTO DE 2011.
No filme “Uma Verdade Inconveniente: o que devemos fazer (e saber) sobre o aquecimento global” dirigido por Davis Guggenheim eapresentado pelo ambientalista e ex vice- presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aquecimento global e suas conseqüências são retratados de forma realista. De caráter informativo e ao mesmo tempo impactante, o filme é exibido em forma de um documentário, elaborado a partir das palestras proferidas por Al Gore ao redor do mundo.
Fazendo uso de uma eloqüente retórica e de excelentes recursos audiovisuaisque
exibem dados científicos e imagens de fenômenos naturais recentes, Al Gore argumenta de forma convincente que a temperatura da Terra está aumentando e que a principal causa desse aquecimento são as ações humanas. A veracidade com que o tema é tratado é capaz de remover qualquer dúvida de que as atividades humanas exercem influências na mudança do clima. Além de nos deixar alarmados com osconseqüentes desastres ambientais a que estamos sujeitos, ou melhor, que já estamos vivenciando.
O aquecimento global é causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, é
conseqüência do excesso da concentração de determinados gases na atmosfera, os chamados gases de efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso. A principal fonte desses gases tem sidoatribuída particularmente à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.
Os chamados “céticos do aquecimento global” defendem a teoria de que a terra está se
aquecendo devido a causas naturais. Eles afirmam que mudanças climáticas periódicas
ocorrem desde a origem da terra, com ou sem a interferência do homem como, por exemplo, as “Eras Glaciais”. E ainda, que o que estamos presenciando hojesão apenas flutuações cíclicas da natureza. Sabemos que eventos desse tipo já aconteceram em épocas passadas, mas vale ressaltar que tais mudanças ocorreram com variações naturais nos níveis de dióxido de carbono bem menores do que as que presenciamos hoje.
É sabido também que, além do efeito estufa, outros fatores internos ao sistema Sol-
Terra-Atmosfera afetam o clima, tais como, variação dealbedo planetário, porcentagem da radiação solar incidente e concentração de aerossóis. Entretanto, tais fatores não bastam para explicar tanto aquecimento em tão pouco tempo.
O fato é que existe um conflito de informações, as quais devem ser tratadas de forma
cautelosa. De um lado estão aqueles que afirmam que a ciência é imprecisa, que os dados são incoerentes e que ainda existem dúvidasquanto à verdadeira causa dos fenômenos ocorridos.
De outro, aqueles para os quais o aquecimento global já é uma realidade. A verdade é que está cada vez mais evidente que há algo de errado acontecendo em nosso planeta: fenômenos que antes ocorriam ao longo de eras geológicas agora se sucedem no decorrer de uma geração.
A hipótese de que o aquecimento da Terra é fruto da ação humana foi confirmada,com mais de 90% de probabilidade, com a divulgação recente de uma parte do Quarto
Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). No relatório
anterior, publicado em 2001, essa probabilidade havia sido estimada em 60%. Os cientistas ressaltam que até o final deste século a temperatura na Terra vai aumentar em torno de 3 a 5ºC, caso não ocorra uma redução imediata da emissãode poluentes. E ainda, que o aquecimento global vai causar derretimento de geleiras e o conseqüente aumento do nível do mar, gerando tufões e furacões menos freqüentes, porém mais intensos.
No filme “Uma Verdade Inconveniente” Al Gore chama a atenção para os diversos
fenômenos catastróficos já ocorridos em todo o mundo, como o furacão Katrina nos Estados Unidos, as intensas ondas de calor na...
tracking img