A abordagem existencial- humanista na psicoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Abordagem Existencial- Humanista na Psicoterapia
O Humanismo surgiu nos EUA como um movimento de reação contra o determinismo do behaviorismo e da psicanálise ortodoxa. Considerada uma terceira força na década de 50, após a 2º guerra, justamente uma época em que a vida era banalizada. Portanto veio como uma nova forma de entender o homem, um movimento de valorização da vida. A psicologiaHumanista se utiliza da fenomenologia, ou seja, um método de investigação, descritivo, centrado na pessoa, ela lida com a totalidade de cada um no processo de vir-a-ser, não é apenas um estudo do ser humano, é um compromisso como dever humano.
O movimento Humanista veio resgatar valores humanos esquecidos e reconstruir um novo foco ao homem. Tem como principais teóricos, Carl Rogers (1902-1987) eAbraham Maslow (1908-1970). No Humanismo a pessoa é vista como um ser individual, longe de ser vista como um feixe de forças ou um conjunto de instintos. O indivíduo é responsável por si, é autônomo, o principal valor do Humanismo é o enfoque na relação humana, o ser humano já nasce bom. Para o Humanismo o homem tem o papel de descobrir as potencialidades que lhes são inerentes, ele descobre o seuEu, descobre a si mesmo na relação com o mundo e com a sua própria percepção de si e do mundo. O homem é condenado á sua liberdade e tem como meta e auto-realização.
A Abordagem Existencial
È entendido como um conjunto de doutrinas segundo as quais a filosofia tem como objetivo a análise e a descrição da existência concreta. Um movimento que surgiu a partir da filosofia, como uma nova formaconceber a existência humana. Teve influencia das 2 grandes guerras e tem como principais teóricos, Kierkegaard, Heidegger,Sartre,Jaspers.Nietzche e Bubber. Ao se aliar com a Psicologia Humanista passou a ser considerada Psicologia Existencial Humanista. Segundo Sartre o Existencialismo é caracterizado pela afirmação de que a existência precede a essência, portanto cabe ao homem criar a essência,dentro de sua própria existência, o homem escolhe aquilo que ele escolhe ser e não uma procedência de uma essência comum a todos os homens. Para o Existencialismo o indivíduo precisa primeiro existir para construir sua essência, o homem é movimento, é aquilo que projeta ser e é definido como possibilidade.

A Psicoterapia Existencial
Para discorrer a respeito da psicoterapia existencial,primeiramente é mister abordar a psicoterapia de um modo geral.
Segundo Angerami (2003), a psicoterapia englobando todas as abordagens teóricas, se refere a um processo que leva o paciente ao “autoconhecimento, autocrescimento e a cura de determinados sintomas”, como também, um processo que segue uma determinada seqüência, um período de tempo comumente longo, no qual sentimentos equestionamentos se articulam conforme a teoria sustentada pelo psicoterapeuta. Os papéis na psicoterapia são bem definidos, onde o psicoterapeuta é aquele que ajuda e o paciente é ajudado. A ajuda proporcionada pelo psicoterapeuta se dá pela reflexão junto ao paciente sobre vários aspectos da sua vida, detalhes de seu sofrimento, maximizando sua percepção para que ele possa agir em direção á mudanças que sejamsignificativas em sua vida. Contudo, o psicoterapeuta deve se ater aos ideais desse processo respeitando seus limites, assim como, seus objetivos conceituais.
Portanto, as características citadas acima a respeito do processo de psicoterapia em um modo geral, são importantes e devem ser respeitadas pelos psicoterapeutas em qualquer que seja a abordagem teórica adotada pelos mesmos.Contudo, a abordagem existencial contribui para que a pessoa que procura a ajuda perceba coisas que sozinha não esta conseguindo ter uma percepção mais totalizada. Coisas estas, relacionadas à própria vida e priorizando sua singularidade. Portanto, a pessoa não esta conseguindo sozinha compreender os fatos e os determinantes que estão acorrentando sua vida, e não esta conseguindo desvendar os...
tracking img