O Filme “Menina de Ouro” conta a história de uma moça que enfrenta muitos preconceitos para seguir uma carreira num mundo extremamente machista, o boxe. Em certo momento do filme, a protagonista se depara com uma lesão que a deixa com toda sua movimentação paralisada, mantendo apenas contato verbal. E, é nesse momento que seu treinador tem que fazer uma difícil escolha, mantê-la viva, porém infeliz, ou aplicar uma morte assistida como é a vontade da garota.

Em casos como o do filme, a eutanásia e a morte assistida são aplicadas algumas vezes, levando em conta a ética de cada profissional e a avaliação criteriosa de cada caso.

Com o avanços nastécnicas de manutenção da vida e prolongamento da sobrevida aumentam as discussões sobre eutanásia e morte assistida, o que implica na distinção entre o que é liberdade para morrer e o que é o dever de salvar vidas. Pois sendo o dever dos profissionais da saúde proteger e preservar a vida, se a eutanásia for aceita como um ato médico, os médicos terão também a tarefa de causar a morte e a eutanásia ativa trata-se da ação médica de por fim à vida de uma pessoa enferma. Tanto a eutanásia ativa quanto a passiva, que consiste em deixar de aplicar uma terapia médica com a qual se poderia prolongar a vida de uma pessoa enferma, se tornam ações contraditórias de certoponto de vista.

A morte assistida ocorre quando uma pessoa solicita o auxílio de outra para alcançar o óbito, caso não seja capaz de tornar fato sua disposição de morrer, como vimos no filme. Neste caso, o enfermo está consciente, manifestando sua opção pela morte, enquanto na eutanásia nem sempre o doente encontra-se consciente. Isso se caracteriza como o princípio da autonomia que é o direito de cada um à própria morte. A Associação Mundial de Medicina, desde 1987, na Declaração de Madrid, considera a eutanásia como sendo um procedimento eticamente inadequado, pois fere o princípio da não-maleficência.

Já existem movimentos de apoio a “morte [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Resenha do filme menina de ouro e sua relação com a eutanasia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Menina-De-Ouro/194022.html

MLA

"Resenha do filme menina de ouro e sua relação com a eutanasia" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Menina-De-Ouro/194022.html>.

MLA 7

"Resenha do filme menina de ouro e sua relação com a eutanasia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Menina-De-Ouro/194022.html>.

CHICAGO

"Resenha do filme menina de ouro e sua relação com a eutanasia." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Menina-De-Ouro/194022.html.