Resenha do filme - freud - além da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme Freud – Além da Alma

O filme mostra o início dos trabalhos de Freud em Viena, enfocando sua teoria sobre interpretação dos sonhos e uma das suas descobertas o Complexo deÉdipo. Também mostra a rejeição da comunidade médica às suas ideias.

No início do filme mostra o começo da carreira de Freud, ainda jovem num hospital, ele queria tratar uma paciente comhisteria e o médico responsável por aquele lugar, dizia que histeria era coisa de preguiçoso. Freud não acreditava e sim que histeria é uma doença psíquica. Para obter mais conhecimento sobre a histeria, elevai a Paris para trabalhar com o médico Jean Charcot, que tratava a histeria com a hipnose. Na qual, Freud começa a utilizar esse método em seus pacientes em Viena, onde ele tem contado com Breuer,no qual ajudou muito Freud em suas pesquisas, dando apoio para as suas pesquisas.

Freud abandona a hipnose, pois não estava dando tantos resultados e começa a utilizar o método da livreassociação de idéias. Ele começa a tratar uma paciente de Breuer, Cecily, Freud começa associar as análise feitas nessa paciente, com experiências próprias através dos sonhos que ele tinha e formula ateoria da sexualidade infantil que é conhecido como o Complexo de Édipo, essa teoria dizia a mãe ou pai eram objetos de desejo da criança entre 3 a 5 anos.

Nesse filme, mostra uma parte bemimportante da vida de Freud, o pai da psicanálise, nele mostra as suas primeiras descobertas, do inconsciente, uma área escura, onde ninguém tinha contato. O complexo de Édipo essa teoria foi muitocriticada, pois, ela tirou à concepção da inocência na fase da infância, naquela época as ideias de Freud não foram bem recebidas. Os cientistas daquela época achavam absurdos os conhecimentos e teorias queele formulou, até o seu amigo e investidor Breuer não aceita a teoria do Complexo de Édipo. No final do filme tem uma frase que diz que o orgulho é o mais velho inimigo do ser humano e isso é...
tracking img