resenha do filme dejavu

547 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DE HUMANAS – CAMPUS IV
COMPONENTE: LABORATORIO: TEMPO E ENSINO DE HISTORIA
DOCENTE: JAIME BARATZ
DISCENTES: NOÉLIA OLIVEIRA DIAS.

Resenha do filme “ Deja vu” O filme, "Deja vu", fala sobre o pressentimento de já termos antes visto ou vivido sobre algo que acabamos de conhecer. Na trama Denzel Washington é o agente Doug Carlin da Agência de Tabaco, Álcool e Armas de Fogo (ATF) que é requisitado para recuperar provas através de vestígios de um atentado, envolvendo uma bomba contra uma balsa.
O roteiro envolvente cria um universo paralelo entre passado, presente e futuro. A estória apresenta uma equipe que desenvolveu a mais alta tecnologia para auxiliar nas investigações. Uma espécie de "máquina do tempo".
O tal projeto envolve captação de imagens reais de qualquer ponto. Essas imagens podem ser conferidas como um filme, com um retrocesso de quatro horas, podendo ainda interagir entre o melhor ângulo e posição.
O equipamento foi construído sob a intenção de contribuir para o esclarecimento de casos praticamente insolucionáveis, como o caso da balsa investigado por Denzel, já que podem ver através das gravações o que exatamente aconteceu com as vítimas.
O decorrer do filme é progressivo, intrigante e mais que atrativo. Assim como a estória que é desenvolvida sobre questões importantes para a reflexão pessoal mostrando que o tempo estava determinado pelo espaço e a ele subordinado. O diretor Tony Scott levanta questionamentos interessantes sobre poder ou não interferir no tempo, mas essa questão não desfoca a mesmice do assunto que, envolve a ideia de voltar ao passado, incluindo ou retirando algo no tempo, que acaba alterando fatos no futuro, desde modo o personagem de Denzel procurava saber como o individuo pensava e sim como ele pensava.
Porém o que mais me chamou atenção no filme é sua capacidade de discutir assuntos tão importantes e complexos como objetivismo e subjetivismo, tempos

Relacionados

  • Aventurando-se Pelo Mundo da Leitura e da Escrita
    5044 palavras | 21 páginas
  • Inclusão audiovisual através da animação
    47586 palavras | 191 páginas
  • Mais pesado que o céu
    146227 palavras | 585 páginas