Resenha do filme adoravel professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IPESU
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR
GESTÃO HOSPITALAR

Vera Lucia Ramos de Almeida Bonfim

AUTOR: Herek Stephen

RESENHA DO FILME
ADORAVEL PROFESSOR




Trabalho solicitado pela Professora Fátima Santos na disciplina de Gestão Hospitalar

RECIFE - PE
2012
IPESU
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR
GESTÃO HOSPITALAR

Vera Lucia Ramos de Almeida BonfimAUTOR: Herek Stephen

RESENHA DO FILME
ADORAVEL PROFESSOR


RECIFE - PE
2012

Sinopse

Nos anos 60, jovem compositor Glenn Holland juntamente com sua esposa decide para melhorar o orçamento da casa, que ele por um tempo teria que se afastar do que ele amava que era compor, então os dois juntos resolveram que Glenn trabalhasse como professor em sala de aula.
Ao se adentrar na sala deaula, ele constatou que os alunos estavam longe das suas expectativas, pois eles não se sentiam motivados para sua aula teórica, e na aula prática eles eram muito ruins, muito desafinados, para tentar cativar seus alunos depois de um tempo de aula, Glenn através do estilo de música Rock n Roll conseguiu tirar os alunos da apatia e fazer com que eles começassem a ter prazer pela música.
A famíliade Glenn cresce com a chegada de filho Cole, os planos dele e da esposa tiveram que ser reavaliados.
Pela tristeza de Glenn a sua sinfonia tem que ficar em segundo plano, após um tempo ele descobre que seu filho nascera surdo. Glenn triste se isola da família se dedicando só a suas aulas e a tentar compor.
Anos mais tarde repensando sua vida ele decide modificar sua vida, organiza um consertopara deficientes auditivos, e com sua atitude consegue ter seu filho ao seu lado dividindo com ele o seu amor pela música. Chegando os anos 90, a matéria que leciona é retirada do currículo escolar, Glenn é obrigado a aposentar-se. Mas a vida lhe dar uma surpresa maravilhosa.

Roteiro de Trabalho Individual

1-(A) Comente a postura da escola frente aos problemas de disciplinas apresentados pelosalunos.

Em uma cena em que duas alunas foram disciplinadas perante a visão tradicional da escola, o Diretor, erroneamente na minha visão, obrigou as alunas a ficarem de joelhos sobre o chão, humilhando-as e constrangendo-as na frente de todo o corpo docente da escola, sem que as mesmas tivessem a oportunidade de se explicar. Essa postura nos anos 60 comum, pois não havia interaçãoconstrutivista entre alunos, membros da diretoria e professores. Era comum a idéia de que quando achavam que o aluno estava errado deveriam ser punidos sem terem chance de se explicar. Faltando, assim, a comunicação pedagógica.

B) Analise a reação dos alunos frente a essa postura.

Os alunos tentavam ser ouvidos. Mas, nesta época, só predominava o que a Diretoria e os Professores falassem, não haviacomunicação entre ambos e os alunos se sentiam impotentes diante do fato.

C) Analise em quais momentos ocorreram lideranças negativas durante o filme.

Podemos observar que a liderança negativa que mais me chamou a atenção foi o comportamento do Diretor. Quando em reunião com os professores ele queria cortar o evento da escola em que era mostrado através da música, do teatro os dons dos alunose esse evento era prazeroso para todos. Ele no inicio disse “Eu quero” e logo em seguida disse: “Nos precisamos cortar custos...” outro momento de liderança negativa foi também ao colocar as alunas de joelhos castigando-as sem nem ao menos dar uma oportunidade delas se explicarem.

D) Muitos preconceitos foram expostos, assim como situação de exclusão social. Quais foram e como foram tratadasessas questões dentro e fora da escola?

Na cena em que o médico diz que não era para os pais procurarem uma escola especializada em linguagem de Sinais, desmerecendo a potencialidade de aprendizado da criança. Isso foi um grande preconceito do Médico, pois agiu como se o individuo surdo fosse uma pessoa anormal e não tivesse inteligência. Quando o Dr. falou que os gestos não iriam ajudar a...
tracking img