Resenha do filme adivinhe quem vem para jantar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem filmes e existem filmes que merecem ser chamados de clássico, devido à sua importância por ser uma realização atemporal e que mesmo após anos de lançamento permanece uma obra moderna. Este éo caso de ‘’Adivinhe Quem Para Jantar’’.
A obra do diretor Stanley Kramer já merecia reconhecimento por ter no elenco dois dos mais geniais atores de Hollywood: Katharine Hepburn e Spencer Tracy,este em sua última e derradeira aparição nas telonas. O tema abordado é deveras pertinente: o racismo, pois está presente desde os primórdios da humanidade e infelizmente não há previsão para o término.A base da trama envolve a jovem filha do casal Drayton, que ao voltar de viagem com um homem negro, informa seus pais que vai se casar com ele. A notícia repentina torna os pais apoquentados eduvidosos e a partir daí o preconceito racial entra, literalmente, em cena.
A década de 1960 foi marcada por revoluções, inclusive dos jovens da época que lutaram por mudanças sociais. No longa, essatransformação mostra os Estados Unidos como um país liberal e representa a juventude idealizadora através de seus costumes, vestes e músicas da época: a ascensão do rock ‘n’ roll. Embora o país tenhapercorrido caminhos prósperos, o mesmo mostrou regressão no racismo, fazendo com que este fosse eminente.
Retornando à realização da obra, o racismo é recorrente, contudo este não parte apenas de um lado,mas sim dos dois: brancos contra negros e vice-versa. Stanley Kramer constrói a obra praticamente em um cenário: a mansão dos Drayton, ou seja, um filme de confinamento. Dentro desse belíssimo lar,encontra-se o mais terrível e abominável sentimento que um ser humano pode carregar dentro de si: o ódio contra o semelhante. Por mais que uma pessoa seja realizada tanto na vida profissional quanto napessoal, o caso do personagem John Wade, seus méritos de nada valem se ela é negra. O confronto de raças desenvolve-se permanentemente, apresentado opiniões divergentes, defendendo ou atacando...
tracking img