Resenha do fime germinal. (ao curso de serviço social)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme Germinal

Germinal é um filme é de extrema importância ao curso Serviço Social, pois relata com clareza o determinado momento histórico e seu contexto social, econômico, político etambém cultural, ocorrido na França no século XIX. Caracteriza o início do processo de produção do trabalho do modelo capitalista. O filme relata o modo de trabalho nas minas de carvão, e mostradetalhadamente a precária situação de trabalho dos mineiros.

O filme explana-se a vida dos operários das minas, onde seus trabalhos eram escravizados, e o que recebiam nem dava para manter sua família,todos trabalhavam, desde crianças a idosos. As famílias juntavam seus míseros salários para conseguirem a sobrevivência de todos. Os trabalhadores não conheciam os donos das minas e os mesmos não sepreocupava com o que aconteciam aos operários, apenas com a economia, a política afetando seus lucros e com as greves mostrando o capitalismo e suas acumulações.

No início do filme um homem com umespírito revolucionário chega à companhia de mineração a fim de conseguir empregar-se e se depara com a total precariedade das condições de trabalho, que ali se constituía de pura exploração emiséria. Surge uma vaga na qual se torna operário da mina e revoltado com toda aquela situação busca melhorias convencendo os outros a iniciarem um fundo de reserva de dinheiro com a intenção de iniciar umagreve que reivindicava aumento de salário e melhores condições de trabalho, onde a situação se agravou e houve grandes conflitos.

Hoje não é muito diferente de antigamente, existe ainda ocontraste de situação entre os donos de meios de produção e trabalhadores-mercadoria, muitos trabalhadores injustamente não possuem o salário que realmente deveriam ter e muito menos parte do lucro que éproduzido por eles. Os donos de empresa até hoje buscam apenas crescimento de suas economias, sem pensar no trabalhador que produz a maior parte de sua riqueza, com isso o trabalhador não possui o...
tracking img