Resenha do curso da fgv fundamentos de gestão de t.i.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Curso - FUNDAMENTOS de GESTÃO de T.I.

A disciplina FUNDAMENTOS de GESTÃO de TI está estruturada em nove unidades, nas quais foi inserido o seguinte conteúdo:
* Unidade 1 – negócios naeconomia digital;
* Unidade 2 – tendências em tecnologia da informação;
* Unidade 3 – planejamento e estratégia de TI;
* Unidade 4 – modelo de forças competitivas;
* Unidade 5 – modeloda cadeia de valor;
* Unidade 6 – estudos de caso;
* Unidade 7 – cenário cultural;
* Unidade 8 – auto avaliação;
* Unidade 9 – encerramento.
O curso aborda uma introdução a Gestão deTI, trazendo de forma bem clara os principais conceitos que abrangem a área de tecnologia da informação.
Na unidade 1 foi abordado o desenvolvimento de negócios na nova forma de economia: a digital.O conceito de empresa digital como novo modelo de negócios e seus objetivos básicos foram de extrema importância para se ter ideia de quanto a tecnologia esta interferindo no mundo dos negócios.
Naunidade 2 estudamos as tendências trazidas pela TI. Seu apoio nas atividades dos negócios das empresas e sua importância no mundo globalizado. Foi aplicado um pequeno histórico sobre hardware,softwares, banco de dados e redes e suas utilizações e importância na área de TI. O futuro dos drives virtuais, da web semântica, dos sistemas baseados na web, o uso da tecnologia de toque entre outros.
Aunidade 3 aborda o planejamento e a importância da estratégia em TI. Podemos analisar e compreender os seis princípios fundamentais para se estabelecer e manter um posicionamento estratégicodiferenciado dentro da TI, destacando a produção, a distribuição, a logística e os serviços.
No estudo desta unidade ficou bem evidenciado o dinamismo necessário para se manter a vantagem diante daconcorrência, sem lugar para acomodações.
Tratamos na unidade 4, os modelos de forças competitivas propostos por Michael Porter (consultor de estratégia e professor de administração e economia da Harvard...
tracking img