Resenha do artigo a perspectiva analitico-comportamental no manejo do comportamento obsessivo-compulsivo: estrategias em desenvolvimento.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Artigo: “A perspectiva analítico-comportamental no manejo do comportamento obsessivo-compulsivo: estratégias em desenvolvimento”.

Os problemas relacionados ao transtornoobsessivo-compulsivo têm sido tratados a partir dos conceitos de fuga e esquiva, envolvendo procedimentos de exposição aos estímulos desencadeantes de ansiedade e obsessões. Aqui serão apresentadas outras possíveiscontingencias para ocorrência deste problema. Dentre elas estão o reforçamento social, esquiva de tarefas e condições de privação e estimulação aversiva. A partir dessas possibilidades apresenta-se,também, propostas alternativas de tratamento para o comportamento obsessivo-compulsivo, envolvendo, principalmente, a alteração de contingencias no ambiente natural e na relação terapêutica.
O altoconhecimento da EPR tem oferecido aos terapeutas a possibilidade de utilização da técnica com bastante refinamento, proporcionando em muitos casos maior efetividade no tratamento. Por outro lado, algunsestudos lembram o numero de indivíduos que não se engajam ou desistem das atividades previstas pela técnica.
Serão descritos aqui importantes elementos para a compreensão e o manejo do comportamentoobsessivo-compulsivo e estratégias terapêuticas de base analítico-comportamental que têm sido desenvolvidas a partir desses elementos.
Pesquisadores e terapeutas analistas do comportamento têmsalientado que “(...) diversas outras consequências além da eliminação da estimulação aversiva podem exercer controle operante e, portanto, atuar na seleção e manutenção da classe de respostasobsessivo-compulsiva”. A atribuição da eliminação das obsessões como explicação para as compulsões seria insuficiente, pois pode desenvolver outros transtornos.
Segundo alguns autores reforçadores sociaisimportantes, tais como atenção, elogios, contato afetivo, poderiam controlar a emissão de respostas obsessivo-compulsivas. E que o reforço intermitente fortalece ainda mais o comportamento.
Os transtornos...
tracking img