Relato de experiêrncia

648 palavras 3 páginas
RELATO DE EXPERIÊNCIA
A Importância da leitura na Educação Infantil
Autora: Kátia Ariana Moreira

Foram realizadas atividades a partir das dificuldades dos alunos, da curiosidade e conteúdos que trazem consigo antes de virem para escola.
Precisamos observar atentamente a criança quando entra na escola, pois já há neste momento formas de comunicação e interação que são fonte de trabalho. As crianças choram, querem as mães, isto faz parte do processo de adaptação. Portanto, introduzir a leitura neste momento foi uma forma de acolhimento que encontrei. Então, foram realizadas rodas de conversas, trabalhando com vários tipos de contos infantis e explorando a fala da criança e isto, me fez perceber o quanto é importante as histórias contadas por elas e quanto auxilia o trabalho do educador.
Na hora do conto, procurei dar aos alunos, oportunidades de construírem, e claro, valorizando o desenvolvimento de cada um. Utilizei a dramatização, músicas, massinha de modelar, desenhos, recortes e colagem, estimulando assim, a criatividade de todos.
Após este trabalho, organizei um grupo grande e houve o reconto das histórias. Para tarefa, as crianças levaram para casa as histórias contadas para que os pais as lessem e dessem sua opinião e a criança fez um desenho da parte da história que mais a atraiu. O objetivo desta prática é fazer com que a família participe da vida escolar da criança. No dia seguinte, pedi que as crianças trouxessem jornais e revistas, desta forma exploramos as imagens. Neste dia trabalhei também com a música. Cantamos várias músicas, cada um cantou a música que quis, explorando a memória musical, a expressão corporal, diferente ritmos, sons e liberdade de fala. Ao final, levaram para casa uma música para ser trabalhada com a família.
Desde muito pequenos acontece o desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo. É importante que o educador seja dinâmico e inovador e estar

Relacionados