Resenha - diretrizes para o turismo sustentável em municípios - capítulo 3 - capacidade de carga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A autora entende o turismo como um fenômeno social e espacial gerado pela motivação do homem em se deslocar no espaço em busca de realização de motivações diversas, inerentes a este conceito propõemuma melhor utilização desse mesmo espaço atráves da aplicação de diversos mecanismos capazes de conduzir a organização e valorização de suas potencialidades turísticas. A base para aplicação dessesconceitos envolve a comunidade e busca o equilíbrio na explorção dos atrativos locais a fim de possibilitar o desenvolvimento.
Sua formação como geografa com ênfase em organização humana do espaçocoloca a questão turística num prisma diferenciado onde temas como" espacializar" são aplicados a distribuição de informações por meio de técnicas cartográficas o que sugere uma leitura agradável eimediata. Segundo a autora a aplicação da metodologia em municípios visa proporcionar a possibilidade de definir políticas públicas ou privadas para o desenvolvimento da atividade turística e alinhar pontosessencias como conservação dos ambientes físicos e sociais.
Por fim, desmistificá-se que o turismo seja a nova indústria sem chaminés pontuando má condução dos gestores responsáveis por pensar oturismo, ou seja, áreas do planejamento que em muitos dos casos ignoram ou mesmo desconhecem a importância dos pontos citados acima e evidencia-se a função social do turismo que permite o intercâmbiocultural, promove o embelezamento paisagístico e pode melhorar a qualidade de vida das populações envolvidas sem negar o seu poder econômico.

Considerando os diversos aspectos que envolvem a primeirafase de um planejamento turístico sustentável, acredita-se que o estabelecimento de um limite de utilização dos atrativos pode ser uma contribuição efetiva na minimização dos custos ambientais e naotimização dos benefícios do desenvolvimento turístico local, tanto para a comunidade como para o ambiente físico.
A conservação da atratividade dos recursos turísticos é uma condição indispensável...
tracking img