Resenha: desvendando a cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão Estratégica de Pessoas

Professora: Silvia Lisboa
Matéria: Cultura e Clima Organizacional

Resenha: Desvendando a cultura organizacional

Vamos analisar os aspectos sobre cultura organizacional na perspectiva de um membro do departamento chamado Job Acquisition daempresa Catho Online, este departamento é responsável pelo atendimento as 1.800 maiores empresas que atuam no Brasil. Vale restaurar que o Job Acquisition, possui menos de dois anos e foi criado a contragosto do CEO e da diretoria da empresa, por imposição de um dos investidores. O Job Acquisition possui pouco contato com os outros departamentos da empresa, já sofreu diversas mudanças estruturaisdesde sua criação e a grande maioria de seus colaboradores são oriundos de outras empresas. Provavelmente os elementos da cultura que vamos ressaltar aqui, não serão uma tradução da cultura organizacional da empresa Catho Online e sim elementos da cultura do departamento Job Acquisition, uma cultura que está em processo de maturação, assim como todo o departamento.
A cultura de uma organização sedesenvolve a partir de um histórico das ações das lideranças de uma organização e as conseqüências destas ações, assertivas a ou não. Essas experiências são compartilhadas pelos membros da empresa que tendem a repetir as ações assertivas e evitar as não assertivas e com o decorrer do tempo e o desenvolvimento da organização é que se molda cultura da organização. A cultura é influenciada diretamentepelos problemas de adaptação internos e externos que a empresa passa durante seu constante desenvolvimento e podem ocorrer mudanças em uma cultura, dependendo da maneira que a empresa age frente a aos problemas e as conseqüências de suas ações (CARVALHO, 2007).
Na Catho Online, devido a uma demanda interna de um investidor, foi criado o departamento Job Acquisition com uma filosofia de trabalhodiferenciado, especializado de qualidade, totalmente diferenciada da que existia até então. O sucesso alcançado pelo Job Acquisition já influenciou outros departamentos da empresa, como o “Banco de Vagas” que a alguns meses trocou todo o seu quadro de colaboradores e assumiu uma postura de contato telefônico inspirada nos contatos feitos pelos consultores do Job Acquisition. Portanto, uma demandainterna, a solicitação de um investidor e a experiência assertiva do novo estilo de atendimento do Job Acquisition, pode ser o inicio de uma mudança na cultura organizacional da Catho, com relação ao relacionamento com o cliente.
Segundo Carvalho (2007), a manifestação da cultura de uma organização se apresenta através de níveis distintos: Os artefatos visíveis são elementos da que são visíveisquando entramos em uma empresa. Os valores declarados são identificáveis por meio de questionamentos aos membros da organização. Por fim, as certezas tácitas e compartilhadas que englobam valores introjetados na cultura de uma empresa, que aparecem de forma automática levaram a resoluções de problemas e não são questionados. Os mesmos autores também resultam a existência de elementos que compõem acultura de uma organização: valores declarados, pressupostos, crenças, ritos e cerimônia, rituais, historias, tabus, heróis e normas.
Alguns destes elementos também são perceptíveis na Catho: Rituais de redução de conflitos, sempre para direcionamento de medidas emergenciais para “apagar incêndios” de problemas ocorridos, com o objetivo de propor soluções ou simplesmente para informar mudançasestratégias da empresa; Rituais de integração, a festa de fim de ano o e happy-hours acontecem sem lógica cronológica, geralmente devido a comemoração de aniversário ou em despedida a um de um colaborador que se desligou da empresa. Outro ritual relevante que ocorre é a camada “reunião de internet” onde participam o presidente, diretores, gerentes, coordenadores e mais alguns colaboradores de...
tracking img