Energia eolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Hoje em mundo que consome valores absurdos de energia elétrica, devemos procurar medidas alternativas e limpas de energia, como a energia eólica, que traz baixo custo de implementação, alta rentabilidade energética, e não produz CO², como outras energias que jogam a camada de ozônio toneladas ao ano, e que é menos agressiva a natureza.

A Energia Eólica

A energia eólica é aenergia obtida pelo movimento do ar, é uma fonte abundante de energia, e, além disso, é renovável, limpa e está disponível em todos os lugares.
Os moinhos de vento semelhantes aos que são utilizados hoje foram inventados na Pérsia no século V. Eles eram usados para bombear a água utilizada na irrigação. Porém os mecanismos básicos dos moinhos de hoje ainda partem dos mesmos princípios básicos.* Processo básico de funcionamento: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, que por sua vez gera eletricidade.

Os Ventos

Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra. A quantidade de energia gerada pelo vento varia conforme asestações do ano e as horas do dia. A topografia do terreno também interfere diretamente na intensidade destes ventos. Além disso, a quantidade de energia eólica gerada depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados. A avaliação precisa do potencial de vento em uma região é o primeiro e fundamental passo para oaproveitamento do recurso eólico como fonte de energia.

Para a avaliação do potencial eólico de uma região é uma necessário a coleta de dados dos ventos com precisão e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento eólico da região, é indispensável o correto posicionamento das torres eólicas para obter a maior geração de energia possivel. As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminasdos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices têm o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia.Um aero-gerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores:
• da quantidade de vento que passa pela hélice
• do diâmetro da hélice
• da dimensão do gerador
• do rendimento de todo o sistemaVantagens e Desvantagens

PRÓS: A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares com diferentes intensidades, com certeza uma boa alternativa às energias não-renováveis.
CONTRAS: Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens comsuas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem certo nível de ruído, que pode causar algum incômodo, tanto ao homem quanto a animais. Além disso, podem causar interferência na transmissão de televisão. O custo dos geradores eólicos é elevado, porém o vento é uma fonte inesgotável de energia. E as plantas eólicas têm um retorno financeiro a um curtoprazo. Outro problema que pode se citado é que em regiões onde o vento não é constante, ou a intensidade é muito fraca, obtêm-se pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, há desperdício de energia, o que acaba gerando transtornos na hora de localizar um local adequado a implementação de usinas eólicas.
A geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas constitui uma...
tracking img