Resenha descritiva do texto allport: a teoria dos traços da individualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha descritiva do texto Allport: A Teoria dos Traços da Individualidade


Gordon Allport cresceu em um ambiente de protestantes do Meio-Oeste que trabalhavam arduamente. Sua mãe eraprofessora e incentivava interesses educacionais e religiosos de seus quatro filhos e seu pai abandonou a profissão de negócios e se tornar medico rural, que esperava que seus filhos o ajudassem noconsultório. Seu irmão Floyd era aluno de pós-graduação em psicologia em Harvard. Nisto Allport se uniu ao seu irmão e estudou psicologia e ética social, posteriormente recebendo uma bolsa de pós-graduação empsicologia de Harvard também.
Gordon marcou um encontro com Freud em Veneza e concluiu em sua visita que o psicólogo deveria prestar mais atenção aos relatos conscientes.
Ele recebeu um titulo dedoutor em 1922, aos 24 anos, e fez seus estudos de pós-doutorado na Europa, onde adquiriu mais conhecimento sobre a psicologia da Gestalt.
Allport desenvolveu um novo curso, denominado “Personalidade:seus aspectos sociais e psicológicos”. Durante um período dirigiu o Departamento de Psicologia de Harvard. Fundou a SPSSI, organização que aplica os conceitos psicológicos a temas da pratica social.Gordon morreu de câncer de pulmão em 09 de outubro de 1967, aos 69 anos.
Como um dos primeiros teóricos da personalidade num contexto acadêmico, Gordon ministrou o primeiro curso de personalidadedos Estados Unidos. Ele formulou algumas questões que o campo da personalidade continua discutindo ate hoje.
Os traços da personalidade tornaram-se uma preocupação central das pesquisas sobre apersonalidade. Allport identificava o eu como um aspecto central da personalidade. Sua ênfase na pessoa total, o eu, prolongou-se no momento humanista. Sendo o primeiro a empregar o termo psicologiahumanista, contribuindo assim, tanto para a psicologia social como para a teoria da personalidade.
Allport ao falar das diferenças individuais em que os indivíduos diferem nos traços que predominem...
tracking img