Resenha de vassouras de stanley j. stein.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACE - Faculdade de Ciências Econômicas

Departamento de Economia



Disciplina: ECN 058 - Historiografia Econômica Brasileira

Professor: Amilcar Vianna Martins Filho



Resenhade Vassouras de Stanley J. Stein.



Oswald Stuart Nascimento Rabelo



Na segunda metade do século XIX o Vale do Paraíba deixou de ser um lugar de mata virgem para se tornar o lugar local demaior produção de café ndo Brasil. Assim, o centro político e econômico do país passou a ser o eixoem Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, pois considerando que o café era o principal produto deexportação brasileira nnessaa época.

O livro (qual livro?) analisa a sociedade escravocrata e agrícola da segunda metade do século XIX até o começo início do século XX. O autorNele, Stanley J.Stein descreve como era a dinâmica econômica do plantio do café e como era a relação dos fazendeiros com seus dependentes. Ao longo da narrativao livro, também é possível perceberse mostra as diversastransformações pelas quaisl passou o município de Vassouras, como por exemplo a chegada da ferrovia e o esgotamento do solo.

NoO primeiro capítulo Stein o autor mostra como era o município deVassouras antes do início da lavoura cafeeira. Há uma descrição geográfica do lugar e são traçadas as origens do munícipio. Assim, ficamos sabendo que Vassouras era caminho para as minas de ouro do estadode Minas Gerais, portanto, era um localugar dedicado àa lavoura de subsistência e ao comércio com os tropeiros.

ONo segundo capítulo se descreveaborda a descrição do controverso ciclo econômico docafé. O autor Stein diz afirma que nesse ciclo primeiro se destrói a mata virgem para plantar o café, depois o fazendeiro adquire empréstimos para comprar escravos e assim os manda plantar o café naterra. A lógica da economia cafeeira era no menor prazo possível explorar o solo virgem no menor prazo possível. Isso tudo seguindo a técnica de plantio tradicional, que era baseada como na derrubada...
tracking img