Objetivo da universidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Objetivo da universidade
A universidade tem uma diversidade cultural que é fundamental na sua função social,que é a transmição de saberes e absorção de conhecimentos diversificados.O papelda universidade , além da função de formar pessoas aptas para o mercado de trabalho, também têm papel na formação de pessoas críticas em relação a diversos temas da sociedade, como na política,cultura e economia. Durante a Idade Média, a maioria das pessoas não tinha acesso às instituições educacionais e por isso existia uma grande quantidade de analfabetos.segundo(Morin, 2007)
“Auniversidade tem uma missão e uma função transecular que vão do passado ao futuro por intermédio do presente; tem uma missa transnacional que conserva, porque dispõe de uma autonomia que a permite efetuaresta missão, apesar do fechamento nacionalista das nações modernas. ” (p.9)
De acordo com Morin a base que torna a universidade um espaço conservador é ainterligação que ela faz dopassado com o presente
“so se pode preparar um futuro quando se salva um passado, mesmo que estejamos num século em que forças de desentegraçao múltiplas e potentes encont A partir do final do séculoXII, começaram a surgir em diversas cidades europeias as primeiras universidades que eram controladas diretamente pela Igreja Católica. Em relação aos cursos, um dos principais era o de Teologia,entretanto, havia também cursos como o de Direito e Medicina. Entre essas primeiras universidades, destacam-se Salerm, Paris, Oxford, Cambridge, Montpellier, Salamanca, Nápoles, Roma e Coimbra.
Essasprimeiras universidades, além da influência católica, eram frequentadas somente por pessoas que possuíam condições econômicas. Portanto, o seu acesso não era tão democrático como as universidadesdos dias atuais. Outra característica era a falta de autonomia em relação à publicação de ideias que poderiam não agradar os membros do clero, que fiscalizavam a produção intelectual. Foi somente a...
tracking img