Resenha de "leitura, texto e sentido"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Referência bibliográfica: KOCH, I. V. ; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contato, 2007.

O texto “Leitura, texto e sentido”, produzido por KOCH e ELIAS,atribui significados, sentidos e formas ao ato da leitura. Para KOCH, “A concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e desuas ações”. Dessa forma, o autor constrói o texto com uma determinada intenção e dá a ele um sentido que deve ser mentalizado pelo interlocutor. O sentido do texto está completamente centrado nasintenções do autor, não interessando, portanto, as experiências e os conhecimentos do leitor.
Na concepção de língua como código, ou seja, como instrumento exclusivo de comunicação, a leitura évista como o simples ato de decodificação realizada pelo leitor, bastando apenas o conhecimento da língua utilizada. Nessa concepção cabe ao interlocutor o reconhecimento do sentido das palavras eestruturas do texto, diferindo da anterior, onde o leitor deveria captar as intenções do autor.
Existe, ainda, a concepção interacional (dialógica) da língua, onde os componentes (autor e leitor) sãovistos como “atores” que se relacionam durante o texto. Assim, o sentido do texto é proveniente dessa interação texto-sujeitos. Portanto, a leitura é caracterizada pela “atividade interativa altamentecomplexa de produção de sentidos”, que requer o entendimento de diversos saberes por ambas as partes no interior do evento comunicativo.
A união das concepções sugeridas dá um novo sentido àleitura, considerado-a uma atividade onde as experiências e os conhecimentos do leitor são importantes e que exige do mesmo mais do que o conhecimento do código linguístico, uma vez que no texto existemideias implícitas e outros fatores que devem ser compreendidos pelo leitor.
A leitura é o processo em que o leitor exerce um papel ativo de compreensão e interpretação do texto, utilizando seus...
tracking img