Proposta de uma diretriz de procedimento operacional padrão para operações de busca e resgate terrestre no cbmsc.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO CENTRO DE ENSINO BOMBEIRO MILITAR ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR

ODONI SAVEGNAGO LOPES

PROPOSTA DE UMA DIRETRIZ DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA OPERAÇÕES DE BUSCA E RESGATE TERRESTRE NO CBMSC.

FLORIANÓPOLIS MAIO DE 2012

Odoni Savegnago Lopes

Proposta de uma Diretriz de Procedimento Operacional Padrão paraOperações de Busca e Resgate Terrestre no CBMSC.

Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Orientador: Capitão BM Hilton de Souza Zeferino

Florianópolis Maio de 2012

Odoni Savegnago Lopes Proposta de uma Diretriz de Procedimento Operacional Padrão para Operações de Busca e Resgate Terrestre noCBMSC.

Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Florianópolis (SC), 02 de maio de 2012.

___________________________________________ Cap BM Hilton de Souza Zeferino – Esp. Professor Orientador

___________________________________________ Cap BM Luciano Mombelli Da Luz – Esp. Membro da BancaExaminadora

___________________________________________ 1º Ten BM Fábio Collodel – Grad. Membro da Banca Examinadora

Dedico este trabalho ao meu pai, “In Memorian”, por ser a fonte de inspiração por toda minha vida; à minha esposa, pelo carinho e compreensão e a meu filho, pela alegria diária que me proporciona.

AGRADECIMENTOS

No árduo transcurso de um trabalho como este, muitoaprendizado pôde extrair no campo profissional. Porém, no campo das relações humanas ocorreram as maiores experiências e surpresas. Existe sempre alguém com o espírito de solidariedade, disposto realmente a ajudar, mesmo com sacrifício e privação de suas rotinas e horários. Por tal motivo, dedico os maiores e sinceros agradecimentos as seguintes pessoas que considero muito importantes na minha vida: Ao meusogro, Francisco Soares do Nascimento e à minha sogra Selma Monte do Nascimento, pelo carinho e por acreditar no meu sonho desde o início, me apoiando quando mais precisei e confiando a honra de integrar-me em vossa família. Agradeço a minha mãe, Ivane Savegnago e minhas irmãs, Juliana e Solange, pelo apoio incondicional na realização desta conquista e pela minha formação como pessoa, meusprincípios e, principalmente, por sempre apoiarem minhas decisões. Ao meu filho querido, Yuki Nícolas Matsubara Lopes, pelo seu carinho e por sua paciência, sendo nos momentos mais difíceis desta caminhada, a minha fonte de inspiração e de superação. Também a minha esposa amada, PRISCILA, por me acompanhar nesta longa caminhada, demostrando compreensão e carinho nos momentos que mais precisei de seuapoio. Aos meus companheiros de turma, pelos bons momentos proporcionados durante estes dois anos de convivência. Ao meu orientador, o CAP BM Hilton, pelo conhecimento e experiência transmitidos durante a elaboração deste trabalho. E a todos os integrantes do CEBM/SC, por me proporcionar esta oportunidade de cumprir com grande satisfação a minha missão neste estabelecimento de ensino.

Nós somosaquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. (Aristóteles).

RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta para elaboração de uma Diretriz de procedimento operacional padrão, voltada para Operação de Busca e Resgate Terrestre (OBRT) desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), onde, para atingir os objetivos definidosneste trabalho, foram realizados estudos e pesquisas bibliográficas sobre as técnicas e procedimentos padronizados mais utilizados pelas corporações de bombeiros militares do Brasil, bem como, apresenta os principais recursos materiais empregados na atividade de Busca e Resgate Terrestre (BRT). A referida Diretriz traz conceitos, atribuições e responsabilidades da coordenadoria de BRT, cita as...
tracking img