Resenha de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Brasília
Curso de Ciências Contábeis
Contabilidade Governamental

Resenha Crítica do Artigo:
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
(PCASP)

Autor:

Kamila Lorrayne Dos Santos Ribeiro

Brasília – DF, 11 Outubro de 2011.

Universidade Católica de Brasília
Curso de Ciências Contábeis
Contabilidade Governamental

Resenha Crítica do Artigo:
PLANO DECONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
(PCASP)

Autor:
Kamila Lorrayne Dos Santos Ribeiro

Resenha Critica Apresentada a Profª. Hélder Bueno Leal da disciplina de Contabilidade Governamental da Universidade Católica de Brasília como parte dos requisitos para a obtenção de aprovação no período.

O ensino da contabilidade tem como principal finalidade fornecerinformações, assim contribuindo para a tomada de decisões do administrador. No Brasil a contabilidade aplicada ao setor público atua de modo eficiente no quesito registros de atos e fatos relativos ao controle da execução orçamentária e financeira.

O Plano de Contas Aplicado ao Setor público estabelece conceitos e regras para registros dos atos e fatos e estruturas contábeis padronizadas, demodo que possa atender a todos os entes da Federação e aos seus demais usuários, permitindo a compilação de estatísticas e finanças públicas.

É de fundamental importância que o PCASP possibilite a elaboração padronizada de relatórios e demonstrativos previstos na LRF, além das demais demonstrações contábeis. O objetivo é trazer transparência da gestão fiscal a todos, trazendoracionalização dos custos aos entes da Federação e do controle Social. A estrutura básica da escrituração contábil , é formada por um conjunto de contas previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios e demonstrações possibilitando a agilidade nos procedimentos contábeis.

O objetivo do plano de contas é atender de maneira uniforme e sistematizada, aosregistros contábeis de atos e fatos praticados pela entidade, proporcionando maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação de informações aos usuários.Já a conta contábil é a expressão qualitativa e quantitativa de fatos da mesma natureza, colocando em evidência a composição e as variações do patrimônio, bem como bens direitos e obrigações e também situações nele que não foram compreendidas,mas que de alguma forma poderá afetá-lo.
As contas por sua vez são agrupadas em funções, possibilitando identificar, classificar, determinar custos, acompanhar execuções do planejamento, elaborar balanços dentre várias outras funções.A estrutura contábil do plano de contas terá como base a teoria patrimonialista visando os elementos patrimoniais, e a compreensão da composição patrimonialjuntamente com a demonstração de todos os bens, direitos e obrigações da entidade.
As contas contábeis ainda podem ser classificadas quanto a:
• Natureza do saldo
• Variação na natureza do saldo
• Movimentação que sofrem
• Freqüência das movimentações no período
• Necessidade do desdobramento

ASPECTOS GERAIS DO PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO

Comgrandes motivações pela busca de convergências com os padrões internacionais, a contabilidade pública encontra-se em momento de transformações. O conjunto econômico interno e externo tem contado com esforços de muitas organizações contábeis nacionais para a adoção de conceitos e balanços reconhecidos e utilizados internacionalmente.
O PCASP foi concebido para possibilitar de maneira uniforme esistematizada, o registro contábil de atos e fatos do setor público proporcionando maior flexibilidade nas tomadas de decisão.
O principal objetivo do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), é uniformizar as práticas contábeis públicas. Consolidado em 2010 pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é considerado um avanço da contabilidade pública e promete benefícios para toda a...
tracking img