Resenha de Artigo: Avaliação da Atividade antifúngica de extratos de Cassia fistula (Leguminosae)

890 palavras 4 páginas
Universidade do Estado do Amapá
Colegiado de Engenharia Florestal
Disciplina: Patologia Florestal
Professora: MSc. Rosângela Pena
Acadêmico: Fábio Lacerda Jucá
Turma: EFL11.1
Resenha de Artigo
Avaliação da Atividade antifúngica de extratos de Cassia fistula (Leguminosae)
Autora: Samanta Pimenta de Andrade
Revista PIBIC, Osasco, v. 3, n. 2, 2006, p. 151-158.

As plantas possuem diversos compostos orgânicos, muitos dos quais não participam direto do seu desenvolvimento. Essas substâncias são produtos naturais (metabólitos) e desempenham um papel importante nas interações de defesa da planta. Muitos destes metabólitos apresentam atividades biológicas e têm sido utilizados na indústria farmacêutica e agroquímica. Dentre essas atividades biológicas, há um grande estímulo para a procura de substâncias antifúngicas, pois o aumento das infecções desse tipo e a necessidade de agentes de combate na agricultura são indispensáveis para evitar danos e perdas incalculáveis.
O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antifúngica de extratos vegetais dos diversos tecidos da espécie vegetal Cassia fistula (Leguminoseae), que é utilizada como cicatrizante e antinflamatório. A espécie é utilizada para ornamentação, mas também pela medicina popular contra diversos males. Trabalhos sobre a C. fistula já foram publicados, e a partir desses e de outros dados da literatura, pode-se concluir que esta espécie demonstra alto potencial para a descoberta de substâncias antifúngicas.
A espécie C. fistula foi coletada em um parque localizado na região norte de São Paulo em março e setembro de 2004. A espécie foi identificada pela professora Adriana Amaral Baroli (UNIFIEO), e uma exsicata foi depositada no Herbário do Instituto Florestal de São Paulo.
Os tecidos vegetais foram separados manualmente em folhas, galhos, flores, frutos e sementes, sendo submetidos às etapas de secagem e moagem. Em seguida, os tecidos vegetais foram extraídos com metanol a frio por duas vezes, sob

Relacionados