Resenha daens um grito de liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA FILME “DEANS, UM GRITO DE LIBERDADE”
O filme se passa no final do Séc XIX, durante a revolução industrial, numa cidade belga de nome Aalst. O cenário nesta cidade é de caos social, comoperários vivendo em situação de pauperização total devido a exploração pelos donos de fábricas ,que praticamente escravizavam seus operários, com salários miserávei s e jornadas desumanas detrabalho. Devido a pobreza vigente, a necessidade de alimentação, a falta da visão de melhoria, eles não conseguiam lutar contra a condição reinante, fato que foi quebrado com a chegada do padreDaens, clérigo designado pela igreja católica para a igreja local.
Nesta cidade, em meio a revolução industrial, com a tecnologia sendo implantada, empurrando os operários ao desemprego ehumilhação, para baratear custos e acu-mular ainda mais, há a contratação de mulheres e crianças, que eram contratados por valores aquém daqueles pagos aos homens, por serem considerados de menorvalia. A jornada de trabalho é exaustiva, passando de 15 horas diárias, a ração é limi-tada e ocorre o inevitável nestas condições. A morte de um trabalhador infantil que desencadeia uma revoltaentre os operários, que vão em busca de melhores condi- cões de trabalho e de vida. Daens começa, com ajuda de seu irmão, a escrever arti- gos revolucionários contra o sistema vigente, fazendosurgir as primeiras greves e ar-ticulações políticas. Ato contínuo, Daens se candidata e se elege deputado pelo Parti-do Popular Cristão. Há o surgimento das classes sociais, a burguesia,proprietária dos meios de produção, e o proletariado, que tem como único trunfo e elemento, a ven-da da força de trabalho.Vê-se claramente neste filme a formação do“exército sobran te” que agrava ainda maispara baixo os salários.
A igreja temendo a perda do poder e dos fiéis, se alia aos industriais e a burguesia te-mendo também a projeção do socialismo na sociedade, que diminuiria obviamente a força...
tracking img