Resenha da reportagem de zero a cem da revista pequenas empresas & grandes negócios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da reportagem De Zero a Cem da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
FONTES, M. B. De Zero a 100: Um Manual Para Sobreviver e Crescer. Pequenas Empresas & Grandes Negócios, p.48-63, Setembro. 2011.
Pequenas Empresas & Grandes Negócios é uma revista publicada mensalmente no Brasil, Sendo a Editora Globo a responsável pelas publicações. A revista circulou pelaprimeira vez em 1988.
A Reportagem De Zero a Cem da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, aborda as fases pelas quais uma empresa passa deste a abertura de suas portas até a passagem para novas gerações. A Matéria é Disposta em quinze paginas que contem não só a descrição das etapas pelas quais um negocio passa, mas também comentários e cases de empreendedores e empresas.
A autora BrunaFontes começa sua reportagem citando o fato de que muitos daqueles que começam um negócio comparam a experiência a de ter um filho. Logo ela compara empresas com pessoas que exigem mais nos primeiros anos de vida, mas que ao longo do tempo podem ganhar status, independência e sabedoria. A autora acrescenta também que o segredo para ter um negócio bem sucedido é a preparação.
Nesta parte de seutexto Fontes afirma que os processos passados por uma organização são cíclicos e que por mais que uma empresa passe para outra etapa ela pode sofrer problemas de etapas anteriores, assim a autora enfatiza a necessidade do planejamento, da analise da concorrência e do consumidor, ela afirma também que uma empresa pode morrer devido a deficiências no manejo das finanças. Portanto o segredo de um bomnegócio estaria na antecipação, quando um empresário sabe com antecedência quais são as etapas críticas pelas quais o negócio vai passar ele consegue separar quais problemas são comuns e normais e quais podem levar a empresa à morte.
Em outra parte de sua reportagem a autora fala sobre a fase considerada como a infância das organizações, ela explica que esta fase é um teste de sobrevivência ondea empresa requer total atenção do empreendedor que trabalha muito lucra pouco e passa por falhas no planejamento estratégico. A autora destaca novamente a importância do planejamento, principalmente nesta fase da empresa. Ela discuti sobre a necessidade de um espírito explorador demonstrando que alem das estratégias o empreendedor deve explorar, para que assim a empresa cresça e aprenda com seuspróprios erros.
Ainda tratando das fases pelas quais uma empresa passa, a autora fala sobre o crescimento das organizações, para tal ela cita a profissionalização da gestão, ou seja, a necessidade de organizar departamentos e contratar profissionais especializados. Ela cita também a autoridade, dizendo que é preciso estabelecer controles e regras antes de delegar as equipes o poder de tomardecisões.
Ainda neste tópico Fontes fala sobre os choques, enfatizando que a transição da liderança pode causar brigas que são naturais dessa fase. Resumindo na fase de crescimento de uma empresa é necessário saber estruturar delegar tarefas, identificar bons aliados e conter disputas internas.
Mais uma vez tratando a empresa como uma pessoa, Bruna Fontes fala sobre a vida adulta, fase onde a gestãoganha vida própria, sendo que a empresa passa a ter uma estrutura e processos organizados para manter seu crescimento, permitindo desta forma, a descentralização do comando.
Na fase adulta, segundo a autora, o empreendedor deverá encontrar o equilíbrio entre controle e mudança de rumo, sendo então necessário acompanhar as tendências do mercado. É também nesta fase que surge a preocupação com adelegação de tarefas, com encontrar as pessoas certas para as quais o poder da tomada de decisão deverá ser transferido. Por fim é ainda nesta etapa que a organização costuma atrair o interesse de investidores tendo de se atentar ao fato de que antes de abrir o capital é preciso mostrar resultados e atestar que tem estrutura para crescer.
Continuando a comparação entre empresa e ser Humano, a...
tracking img